Questões de Engenharia de Telecomunicações da UFRJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da UFRJ

Uma antena com refletor parabólico com o diâmetro da circunferência frontal de 1,40 metros, como explica a figura a seguir, opera em uma frequência de 3,0 GHz.

A largura do feixe é de aproximadamente:

Existem vários processos para a produção de um sinal modulado em frequência. São eles: os métodos diretos e os métodos indiretos.

O engenheiro concluiu que o Circuito “X” é, para o sinal de áudio, um circuito:

Deseja-se interligar as localidades A e B através de um enlace de micro ondas em visibilidade. Através de um mapa com R = 4/3 R (terra) e com as curvas de nível do terreno, traçou-se o perfil topográfico e a linha de visada entre as antenas de A e B, com auxílio das interseções das curvas de nível das elevações, com o plano vertical que contém a linha de visada entre A e B. O enlace ocorrerá em uma frequência de 3,0 GHz. Entre a antena A e a antena B existe um obstáculo, obs, afastado 18,0 km de A e 18,0 km de B.

O eixo menor da Primeira Elipsóide de Fresnel no ponto do obstáculo obs é:

E. H. Armstrong, professor da Universidade de Columbia, foi o inventor da Frequência Modulada. Ele propôs um método para a modulação em fase (PM) do sinal de uma portadora por um sinal de baixa frequência, por exemplo, um sinal de áudio, que é conhecido pelo nome de Modulador de Fase de Armstrong. O diagrama de blocos a seguir mostra o funcionamento desse modulador.

Pode-se concluir que o “Circuito C” é um:

Um sinal de uma portadora em uma frequência de 10,0 MHz, sem qualquer tipo de modulação, apresenta uma potência de 160 W. Quando a portadora for modulada em amplitude (DSB), com índice de modulação m = 0,5, por um sinal de áudio de 1,0 kHz, a potência total da onda modulada será de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis