Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2015

Um lance de uma rede óptica para transmissão de dados liga as localidades A e B distantes 100 km. A rede óptica é constituída por:

1 - transmissor óptico equipado com um laser DFB, que emite uma potência de 10 mW na terceira janela e apresenta uma largura espectral de 2,0 nm (nanometro);

2 - fibra monomodo com dispersão modal desprezível e dispersão cromática de 10 ps/nm.km (pico segundo por nanometro por quilômetro). O receptor do enlace somente detecta pulsos maiores ou iguais a 500 ps. Pulsos mais estreitos são considerados ruídos e não são detectados.

A taxa máxima de dados neste lance será de:

Uma antena com refletor parabólico com o diâmetro da circunferência frontal de 1,40 metros, como explica a figura a seguir, opera em uma frequência de 3,0 GHz.

A largura do feixe é de aproximadamente:

Existem vários processos para a produção de um sinal modulado em frequência. São eles: os métodos diretos e os métodos indiretos.

O engenheiro concluiu que o Circuito “X” é, para o sinal de áudio, um circuito:

Deseja-se interligar as localidades A e B através de um enlace de micro ondas em visibilidade. Através de um mapa com R = 4/3 R (terra) e com as curvas de nível do terreno, traçou-se o perfil topográfico e a linha de visada entre as antenas de A e B, com auxílio das interseções das curvas de nível das elevações, com o plano vertical que contém a linha de visada entre A e B. O enlace ocorrerá em uma frequência de 3,0 GHz. Entre a antena A e a antena B existe um obstáculo, obs, afastado 18,0 km de A e 18,0 km de B.

O eixo menor da Primeira Elipsóide de Fresnel no ponto do obstáculo obs é:

E. H. Armstrong, professor da Universidade de Columbia, foi o inventor da Frequência Modulada. Ele propôs um método para a modulação em fase (PM) do sinal de uma portadora por um sinal de baixa frequência, por exemplo, um sinal de áudio, que é conhecido pelo nome de Modulador de Fase de Armstrong. O diagrama de blocos a seguir mostra o funcionamento desse modulador.

Pode-se concluir que o “Circuito C” é um:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis