Com base nessa situação hipotética, julgue o item, considerando empolamento do solo de 25%, fator de eficiência de 0,83, fator de carga do caminhão equivalente a 1, fator de carga da carregadeira equivalente a 0,90, tempo de ciclo do caminhão de 480 segundos e tempo de ciclo da carregadeira de 60 segundos.
A produção horária do caminhão carroceria é equivalente a 87,15 m³/h.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item, considerando empolamento do solo de 25%, fator de eficiência de 0,83, fator de carga do caminhão equivalente a 1, fator de carga da carregadeira equivalente a 0,90, tempo de ciclo do caminhão de 480 segundos e tempo de ciclo da carregadeira de 60 segundos.
A razão entre a produção horária da carregadeira e a produção horária do caminhão carroceria equivale a 1,75.
O máximo atraso que se admite para o tempo decorrido desde o término da sondagem até o início da fundação, para que não comprometa o prazo final da obra, em semanas, é de
Em determinada obra de engenharia, verificou-se que foram adotadas dimensões e quantidades de materiais além das necessárias segundo as práticas e normas da engenharia. Neste caso, houve um superfaturamento por
Quando da especificação de alguns serviços, faz-se necessário o uso de alguns equipamentos para realização dos mesmos. Por exemplo, para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifício, geralmente são utilizadas plataformas de suspensão denominadas:
Na Resolução CNJ nº 114/2010, há a definição do que sejam projetos novos, para diferenciá-los dos chamados projetos em andamento. A alternativa que caracteriza um projeto novo é:
De acordo com a NBR 14.037 – O Manual de operação, uso e manutenção das edificações deve apresentar informações sobre procedimentos recomendáveis para a eficiente operação e uso da edificação, contendo os itens a seguir, EXCETO:
Em muitas situações, uma obra de recuperação ou reforço exige que parte da estrutura, ou mesmo que a estrutura como um todo, seja demolida, normalmente por notória incapacidade de reaproveitamento, ou, por outro lado, ainda que esteja sã, por não estar integrada num futuro processo de reconstrução ou de melhoramento. A afirmativa FALSA com relação à demolição é: