931 Q399012
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

As normas de segurança do trabalho na construção civil evitam ou minimizam acidentes com operários que podem ser fatais, face às características das atividades rotineiras da indústria da construção. Com relação a procedimentos e práticas de segurança do trabalho, julgue os próximos itens.

É proibida a utilização de grua para arrastar peças no canteiro de obras.

932 Q399010
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A ventilação e a refrigeração de ar são requisitos importantes para o conforto térmico de construções modernas, particularmente em regiões de climas quentes. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por índice de renovação de ar a razão entre o volume do ar de ventilação que penetra no ambiente por hora e o volume do ambiente.

933 Q399008
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Os procedimentos na execução de uma adequada manutenção predial podem evitar gastos futuros, caso sejam bem planejados e organizados. A respeito desse assunto e da execução da reforma predial, julgue os itens subseqüentes.

Reforçar uma prumada com massa plástica é um procedimento de manutenção que, embora seja paliativo, é adequado no que diz respeito à segurança e à economia de material.

934 Q399006
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Durante a execução de uma obra, a empresa fornecedora de aço entregou 264 barras de 12 metros de comprimento de aço de ∅ 5 mm, equivalendo a um total de 497 kg. Porém, em função do projeto, deve-se efetuar a troca das barras de ∅ 5 mm por barras de ∅ 10 mm. Em função do projeto, o número de barras de aço de ∅ 10 mm que deve ser entregue na obra é

935 Q398946
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A distância correta do corpo do prumo de face manual em relação à superfície a ser controlada, na verificação da verticalidade de uma parede de 2,5 m de altura, é

936 Q398944
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Sobre instalações provisórias nos canteiros de obra, considere as afirmativas abaixo.

I. As instalações de vivência e administração estão diretamente ligadas à maneira como as construtoras estruturam as frentes de trabalho. São estabelecidas de forma padronizada e seguindo um mesmo escopo, uma vez que recursos como escritório, almoxarifado, fechamento (tapumes ou cercas) e instalações de água e energia estão presentes em todas as empresas, a exemplo do que ocorre com logística, segurança, comunicação visual, equipamentos de proteção coletiva, limpeza e transportes.

II. Em geral, os custos de implantação de canteiro representam algo em torno de 1% do total da obra, em que os recursos despendidos em áreas de vivência, almoxarifado, escritório, instalaçõe...

937 Q398942
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As fundações em blocos corridos e destinadas a suportar cargas provenientes das paredes estruturais podem ser executadas, entre outros, com os seguintes materiais:

938 Q398940
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as figuras.

Tendo em vista o princípio construtivo e a operacionalização da grua no canteiro de obras, as figuras I e II representam, respectivamente, as gruas do tipo

939 Q398938
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em relação ao processo de impermeabilização, considere:

I. argamassa modificada com polímero

II. cimento cristalizante para pressão negativa

III. membrana epoxídica

IV. membrana de emulsão asfáltica

V. membrana de poliuretano

Os itens acima podem ser, correta e respectivamente, classificados quanto à impermeabilização em

940 Q398936
Engenharia Civil
Ano: 2008
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as figuras.

Representam, respectivamente, esquadrias do tipo