Um das atividades no planejamento de um empreendimento é definir o momento da alocação de cada equipe de trabalho. Observando as durações e dependências entre atividades apresentadas no quadro acima, o último dia possível para o início da atividade E (instalações elétricas) sem interferir no caminho crítico é o:
O dimensionamento da equipe de trabalho é uma das etapas mais importantes no planejamento de um empreendimento. Consciente desta importância, um engenheiro recebeu a incumbência de planejar o serviço de pintura, com as seguintes especificações:
" Edifício de quatro andares, com cinco unidades habitacionais por andar;
" Cada uma das unidades tem 120m² de área a ser pintada;
" São necessárias duas demãos de tinta;
" O prazo para execução do serviço é de 4 semanas.
Levando em conta que o índice de produtividade de cada uma das equipes de pintores que executará o serviço é de 2,5m²/h, com jornada de 40 horas semanais, a quantidade mínima de equipes de pintura para executar o serviço dentro do prazo especificado é:
O BDI é um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado, levando em conta os custos indiretos. Considere o quadro a seguir que descreve os insumos e custos para execução de 1m² de alvenaria de tijolos maciços.
Levando em conta que os encargos sociais correspondem a 100% do valor da hora de trabalho e que o preço de venda estipulado pelo prestador do serviço foi de R$112,00, o BDI considerado foi de:
Banca:
Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)
Nas obras de Engenharia, segurança e durabilidade frequentemente se associam a tempo ou período de recorrência, cujo significado se refere ao espaço de tempo em anos, onde provavelmente ocorrerá um fenômeno metereológico de grande magnitude, pelo menos uma vez.
Referente a esse tempo climático ou seu período de recorrência , assinale a alternativa INCORRETA.
Banca:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Assinale a alternativa que informa corretamente quantos metros quadrados de parede divisória uma equipe com 2 marmoristas consegue executar em uma semana de 44 horas trabalhadas.
Banca:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Assinale a alternativa em que consta o prazo de execução, em dias, necessário para 700 m² de parede divisória, empregando-se uma equipe composta com 6 serventes.
Banca:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Observe a composição de custo unitário nº 01. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor financeiro corresponde às quantidades de perda por recobrimentos e desperdício de determinado material para a execução de 500 m2 de cobertura em telhas onduladas.
Banca:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Considerando o cronograma apresentado, observou-se na obra que o madeiramento executado entre o 10º e o 15º dia de trabalho atingiu 50% do total a executar. Para compensar o atraso foi constituída uma equipe com dois carpinteiros e dois serventes. Assim, o trabalho será concluído em:
Os sinais de advertência, em um projeto de sinalização rodoviária, são utilizados sempre que se julgar necessário chamar a atenção dos usuários para situações potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes, na via ou em suas adjacências, indicando a natureza das situações à frente, sejam permanentes ou eventuais. Assinale a opção que apresenta um sinal de advertência.
O material de jazida a ser utilizado em uma obra de terraplenagem, cujo volume disponível é de 2000 m3, apresenta umidade de 20% e um peso específico natural de 18 kN/m3. O material, após compactado, deverá possuir um peso específico de 17,7kN/m3 e índice de umidade, após a compactação, igual a 18%. Assinale a opção que indica, a partir do material disponível, o maior volume de aterro que será possível executar.
Sobre as propriedades dos agregados que influenciam a qualidade do concreto a ser utilizado nas construções em geral, leia o fragmento a seguir.
“O cálculo do ______ leva em consideração apenas o percentual retido _________ em massa nas peneiras da série ________, utilizadas no ensaio de determinação da composição granulométrica do agregado.”
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
“A Curva ABC de Serviços é obtida a partir da ___________ da obra, na qual os itens do orçamento são agrupados e, então ordenados por sua importância relativa de _________, em ordem __________, determinando-se o peso percentual do valor de cada item em relação ao valor total do empreendimento, calculando-se ainda os valores percentuais acumulados desses pesos.”
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre o controle de uma obra, por meio do acompanhamento de cronogramas e também pela curva S, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A curva “S” baseia-se no princípio de Pareto, denominado também como princípio dos “poucos significativos e muitos insignificantes”.
( ) A curva “S” representa os serviços por meio do desenho de retângulos dispostos horizontalmente, mostrando o que deve ser feito em cada período, em uma escala cronológica.
( ) A curva “S” representa graficamente os valores acumulados período a período de um determinado recurso de uma obra.
Ainda acerca do planejamento da obra apresentado no item anterior, pode-se afirmar que, ao final do 2º mês de obra, o desembolso acumulado previsto para o empreendimento será de
O BDI é uma taxa acrescida aos custos diretos de uma obra com a finalidade de contemplar os custos indiretos associados à execução dos trabalhos. Esta taxa depende de variáveis como o tipo, o prazo e o local da obra e considera
“Ato de determinar pelos projetos arquitetônicos e complementares as metragens e quantidades dos serviços e materiais, com o objetivo de obter o orçamento da obra em estudo. No caso da obra se encontrar em execução, as quantidades de serviços e materiais aplicados levantados em projeto devem ser conferidas no local referente ao período predeterminado para possibilitar o pagamento à executora dos serviços.” Trata-se de:
O preço é formado pelo custo direto acrescido do total de despesas indiretas e do lucro. A denominação na construção das despesas indiretas é BDI, que significa Benefício e Despesa Indireta. Existem diversos métodos para determinar o preço de venda, no qual o lucro, o BDI e o custo indireto estão contemplados. Algumas formas de determinar o preço de venda são: preço de valor percebido, preço de mercado, preço de licitação e mark-up. De acordo com estes conceitos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Preço de valor de mercado: é o preço de venda percebido do produto, aquele que o consumidor está disposto a pagar. São utilizadas variáveis não relacionadas à formação tradicional do preço (custo direto, BDI e lucro).
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Durante a execução de uma obra pública, o contratado deixou de apresentar as certidões trabalhistas solicitadas pelo gestor do contrato após a medição dos serviços, que foram executados conforme especificado no projeto. A construtora justificou essa ausência alegando que não estava em dia com os encargos trabalhistas e necessitava do pagamento para regularizar sua situação e apresentar os documentos faltantes.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes de acordo com a legislação vigente.
Na hipótese considerada, o pagamento deverá ficar suspenso até que a contratada regularize as suas pendências trabalhistas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos cuidados que se devem observar durante a execução da construção de um edifício. Os empregados encarregados da limpeza da obra podem retirar a fiação de circuitos provisórios que estiverem inoperantes, desde que a rede elétrica não esteja mais energizada e a área tenha sido liberada pelo eletricista responsável.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens de acordo com a legislação vigente.
Mesmo com o contrato encerrado, a projetista tem a obrigação de corrigir os erros de projeto, devendo, ainda, ser sancionada e arcar com todos os possíveis custos oriundos dos ...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens de acordo com a legislação vigente.
Segundo a legislação vigente, o projeto executivo em questão deveria ter sido elaborado pela contratada responsável pela execução da obra, e a empresa projetista deveria ter-se...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens de acordo com a legislação vigente.
Por se tratar de empreitada por preço global, a construtora, ao aceitar todas as condições contratuais na fase licitatória, somente terá direito a acréscimo de valores de servi...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. Para oferecerem preços mais competitivos, as empresas avaliam os parâmetros das tabelas de composição de custos unitários e adequam os valores de acordo com a sua forma e capacidade de trabalho por meio da apropriação de custos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. As tabelas de composição de custos unitários fornecem apenas o número de horas de pessoal e o número de horas de equipamentos que serão necessários para executar uma unidade de determinado serviço.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. O ISS deve incidir apenas sobre a parcela da fatura referente aos gastos com mão de obra, sem considerar o valor de compra dos materiais utilizados na obra.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. O percentual de ISS que deverá compor o BDI tem de ser definido de acordo com a legislação municipal do local onde ficará a sede da empresa construtora, independentemente da cidade onde será prestado o serviço.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. Os gastos com as administrações central e local são parcelas que devem compor o BDI.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue os itens seguintes. O lucro, a despesa financeira e os riscos são algumas das parcelas do BDI com limites mínimos e máximos estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação a documentos elaborados pela área técnica que fazem parte do processo licitatório de obras e serviços de engenharia, julgue os itens subsequentes. O caderno de encargos contém informações complementares para a execução dos serviços contratados e também estabelece diretrizes, requisitos técnicos e administrativos para a execução do objeto nele definido.
Em um canteiro de obras, necessita-se fazer o rebaixamento do lençol freático, de modo a permitir a execução de escavações para a construção de sapatas de fundação. Trata-se de uma areia siltosa de baixa permeabilidade. Atente à figura abaixo e aos dados que seguem.
Considerando a figura e os dados listados acima, é correto afirmar que a vazão de percolação ao canteiro “Q” e a vazão em cada poço “Q1”, em m3/s, são respectivamente
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projet...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.
A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O cuidado do engenheiro na análise de sobrepreço em obras públicas é importante, pois, caso esses valores sejam pagos durante a execução da obra, ficará caracterizado o superfaturamento.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.
A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O engenheiro agiu de forma cuidadosa em suas solicitações, pois, na cotação de preços de insumos para compor o preço de serviços a serem executados, a quantidade a ser adquirida e a forma...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.
A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao adotar o princípio de Pareto, o engenheiro deverá analisar a faixa A da curva ABC de serviços do orçamento, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior quantidade de se...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue os itens subsequentes, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2. Para se evitar uma dupla remuneração, a desmobilização de equipamentos e instalações não deve ser considerada no orçamento da obra.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue os itens subsequentes, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2. Os custos locais que não forem considerados na composição de custos diretos dos serviços a serem executados, como seguros e garantias de obrigações contratuais, devem compor os custos de administração local.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.
Nessa situação hipotética,
se houve menor produtividade real, o coeficiente de produtividade da mão de obra alocada no serviço é menor do que o coeficiente previst...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.
Nessa situação hipotética,
a diferença entre a produtividade real da mão de obra e a prevista no orçamento de referência não é justificativa suficiente para pleite...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Durante o pleito contratual de uma obra pública em que não houve acréscimo de serviços, a contratada solicitou dilação de prazo com acréscimo de valores de administração local. As justificativas apresentadas para alteração do cronograma atendiam às exigências legais. Entretanto, ao justificar o acréscimo de valor, a contratada alegou que, independentemente da classificação de custos, toda dilação de prazo gera o acréscimo da administração local.
Nessa situação hipotética,
haja vista que a dilação de prazo se dará sem acréscimo de serviços, será inadequado aceitar o aumento do valor da administração local, pois esses possíveis acréscimos de custos devem estar previstos na taxa de risco de BDI.
Ao ser solicitado para executar a construção de um galpão, um engenheiro apresentou a lista de atividades a seguir.
Com os dados das atividades e de suas respectivas durações, o engenheiro montou uma rede PERT-CPM e concluiu que o prazo para a conclusão da obra, em dias, é
Para participar da licitação de construção de uma edificação pública, uma construtora preparou um orçamento no qual consta R$ 500.000,00 de custo direto, R$ 50.000,00 de custo indireto, R$ 2.000,00 de custo da administração central, 15% de lucro e 10% de impostos, resultando no preço de venda de R$ 736.000,00. Com o intuito de tentar ganhar a licitação o responsável pela construtora resolveu diminuir o lucro e conseguiu baixar o preço de venda para R$ 690.000,00. O percentual de lucro final adotado pela construtora é
Para fazer o orçamento da instalação de interruptores de uma tecla em uma residência, um engenheiro utilizou a composição de custos unitários a seguir.
No projeto das instalações elétricas da residência, consta a instalação de 20 interruptores de uma tecla. A empreiteira que executará o serviço deve recolher 125% de encargos sociais e pratica o BDI de 30%. O preço da instalação destes interruptores, em reais, é
Para executar um serviço de assentamento de telhas cerâmicas francesas são utilizados pedreiro e serventes, trabalhando 8 horas por dia, com índices de uso horário, respectivamente, de 0,8 h/m2 e 1,6 h/m2. Uma vez que serão utilizados 4 pedreiros e 8 serventes, a duração do trabalho para executar 400 m2 é de
Na contratação da fase inicial da construção de um edifício de três andares, um empreiteiro foi selecionado para executar os serviços relacionados no cronograma a seguir.
No final do quarto mês, o percentual realizado da obra é
Um engenheiro dimensionou a equipe de máquinas mostrada na tabela para realizar um serviço de compensação de corte em aterro com material siltoargiloso, com distância de transporte de 700 m.
Os equipamentos de um mesmo tipo possuem a mesma produtividade.
Sabendo-se que a produtividade da carregadeira de pneus foi de 210 m3/hora, a produtividade máxima de um caminhão basculante é:
Para executar o serviço de 1 m2 de aplicação de verniz acrílico para concreto são consumidas 0,15 h de pintor, 0,1 hora de ajudante de pintor e 0,29 L de verniz acrílico para concreto.
A tabela abaixo mostra os custos desses insumos, incluindo os encargos sociais de mão de obra:
Considerando um BDI nulo, o custo unitário total desse serviço é:
No canteiro de uma obra, foram disponibilizados 5 m³ de areia úmida com 25% de inchamento e massa específica aparente seca igual a 1500 kg/m³. Sabendo-se que na obra também existem 30 sacos de 50kg de cimento, o traço de argamassa (em massa de cimento e areia secos) mais rico em cimento que pode ser executado com os materiais disponíveis é:
No planejamento de uma obra, um engenheiro previu os seguintes insumos e respectivos custos para executar o orçamento de um serviço de carpintaria: 3 m de tábua de pínus com 30 cm de largura a R$ 12,00/m; 8 m de sarrafo de pínus 5 cm por 5 cm a R$ 6,00/m; 0,5 kg de prego a R$ 8,00/kg; 2 h de carpinteiro a R$ 26,00/h e 2 h de ajudante a R$ 10,00/h. O custo da mão de obra em relação ao custo do serviço representa o percentual de
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
Visando à elaboração de um cronograma de obra para o planejamento e o controle físico financeiro de um edifício com 4 pavimentos, sendo um subsolo com desnível de 4m em relação à rua, um pavimento térreo duplo, um pavimento tipo corporativo com capacidade de carga na laje de 1000 kgf/cm² e um pavimento de cobertura, analise as assertivas a seguir sobre as ferramentas gerenciais que poderão ser utilizadas na atividade e assinale a CORRETA.
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
Na elaboração de um projeto de conforto para um edifício corporativo, muitos aspectos devem ser considerados. Os principais são as questões térmicas e de iluminação, visto que esses dois fatores influenciam diretamente no rendimento e produtividade dos seus usuários. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
No software AutoCAD, existem dois métodos de trabalho para importar elementos gráficos de um arquivo externo para o arquivo atual. Os métodos podem ser acionados por meio dos comandos XREF e INSERT. A respeito das semelhanças e diferenças entre os dois comandos, considere as seguintes afirmações.
I. O comando XREF é mais utilizado para inserir um projeto base e sobre ele realizar outros projetos, enquanto o comando INSERT é mais utilizado para inserir elementos que irão compor o projeto atual e que podem ser utilizados também em outros projetos, sem relação com o atual.
II. Elementos inseridos com os dois comandos são atualizados automaticamente quando o arquivo externo é alterado.
III. Utilizar o comando INSERT para importar um arquivo externo grande produz ...
Banca:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)
No tocante ao estudo de viabilidade, sabe-se que o orçamento possui variações devido ao seu detalhamento que, conforme os documentos que se tem, proporciona uma determinada classificação. Marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o grau de orçamento de uma estimativa de custo ou uma viabilidade inicial com a precisão que ele proporciona.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com referência ao comportamento dos custos de depreciação e de reparos apresentados no gráfico, a metodologia do SICRO2, na orçamentação de obras rodoviárias, considera, em suas composições de custos dos equipamentos, parcelas de custos variáveis, que mudam conforme a idade da frota. O aproveitamento de solos com micáceas e diatomáceas deve ser descartado para uso em aterros, mesmo estando eles próximos ao local de execução da obra.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O gráfico precedente representa a evolução de parte do custo horário de um equipamento durante sua vida útil. Considerando esse gráfico e os conceitos relacionados aos custos de depreciação e de reparos de equipamentos, julgue os itens subsequentes.
Com referência ao comportamento dos custos de depreciação e de reparos apresentados no gráfico, a metodologia do SICRO2, na orçamentação de obras rodoviárias, considera, em suas composições de custos dos equipamentos, parcelas de custos variáveis, que mudam conforme a idade da frota.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O gráfico precedente representa a evolução de parte do custo horário de um equipamento durante sua vida útil. Considerando esse gráfico e os conceitos relacionados aos custos de depreciação e de reparos de equipamentos, julgue os itens subsequentes.
A apropriação de custos permite definir a vida útil de um equipamento de forma mais precisa do que a aplicação de tabelas de referência de fabricantes.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O gráfico precedente representa a evolução de parte do custo horário de um equipamento durante sua vida útil. Considerando esse gráfico e os conceitos relacionados aos custos de depreciação e de reparos de equipamentos, julgue os itens subsequentes.
A vida útil de determinado equipamento é estimada pelo tempo correspondente ao cruzamento entre as curvas de depreciação e o custo de reparo, conforme indicado no gráfico.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No planejamento de uma obra, a apuração do caminho crítico é realizada a partir de uma sequência de atividades. Acerca do método do caminho crítico (CPM, em inglês), julgue o item subsecutivo. As atividades de uma sequência podem sofrer alteração de duração sem que isso modifique a duração total de um projeto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à classificação dos requisitos de qualidade da estrutura e à qualidade do projeto, julgue os itens subsequentes. A boa qualidade de um projeto estrutural consiste no resultado de um trabalho isolado e sequencial.
Para o cálculo e dimensionamento das estruturas de concreto submetidas à flexão, os esforços nas armaduras podem ser considerados concentrados no centro de gravidade correspondente, se a distância deste centro de gravidade ao centro da armadura mais afastada, medida normalmente à linha neutra, não atingir, em relação à altura da peça, o percentual de
Como parte do projeto de duplicação de um trecho de uma rodovia está prevista a construção de uma plataforma horizontal. A seguir estão apresentadas as cotas, em metros, obtidas por nivelamento após quadriculação da área da plataforma horizontal.
Para que haja sobra de 7 200 m3 de solo a ser utilizada no projeto de duplicação da rodovia, a cota final da área da plataforma horizontal, em metros, é
Ao preparar o orçamento de uma edificação para construção e posterior venda, um engenheiro previu os seguintes itens: custo direto da obra: R$ 600.000,00; custo indireto da obra: R$ 40.000,00; administração central: 4%; imprevistos: 1%; lucro: 12% e impostos: 8%. O preço de venda desta edificação é, em reais,
Banca:
Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)
Na coluna da esquerda, estão apresentados comandos do programa AutoCAD e, na da direita, a classificação desses comandos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Banca:
Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)
Na tabela abaixo estão apresentados os insumos que compõem a planilha de composição de custo unitário de um metro quadrado do serviço de ALVENARIA de tijolo comum com argamassa mista com cal hidratada, traço 1:2:8, e espessura de 20 cm.
Um projeto de R$ 300.000,00 será realizado em um período de seis meses, sendo dividido, para tanto, em cinco atividades (A1, A2, A3, A4 e A5). Os custos das cinco atividades, o tempo necessário para a execução de cada atividade e o custo relacionado a cada uma delas são ilustrados na tabela.
Se cada atividade é distribuída linearmente durante o período na qual está compreendida, o valor total faturado equivalente ao terceiro mês será de:
Um orçamento detalhado da execução do serviço do reboco, correspondente a uma área de 1200 m² de uma obra, apresenta os materiais, os consumos por metro quadrado e os valores unitários estabelecidos na tabela, que segue:
Com base na tabela apresentada, qual é o custo total com mão de obra para a execução do serviço?
Após o término do projeto das instalações de esgoto sanitário de um prédio foi necessário orçar 10 caixas de inspeção de alvenaria com paredes de um tijolo comum maciço, revestidas. O orçamento baseou-se na planilha de composição de custos unitários abaixo.
Se cada caixa tiver 3,2 m2 de área de alvenaria e forem considerados no orçamento 128% de encargos sociais trabalhistas e 25% de BDI, o preço desse serviço, em reais, é
Considere o planejamento da reforma de uma residência representado pelo cronograma PERT-CPM abaixo, onde o tempo dos serviços é indicado em dias.
O engenheiro responsável pela reforma foi informado de que haveria atraso de três dias na entrega dos materiais do serviço G. Contudo, ao analisar o cronograma, verificou que no caminho dos serviços C, G, Q há uma folga, em dias, de
Uma das etapas mais importantes da realização de projetos em desenho técnico é a cota. O AutoCAD possibilita cotagens com amplas possibilidades de estilo e edição. O comando DIMALIGNED cria cotas
Sobre as regras e critérios a serem seguidos por órgãos e entidades da Administração pública federal para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da união, entende-se por custo global de referência o
Sobre os procedimentos mínimos adotados na programação de sondagens de simples reconhecimento na fase de estudos preliminares ou de planejamento de empreendimentos, quando a sondagem atingir rocha ou camada impenetrável à percussão, subjacente ao solo adequado ao suporte da fundação, pode ser nela interrompida. Nos casos de fundações de importância, ou quando as camadas superiores de solo não forem adequadas ao suporte, aconselha-se a verificação da natureza e da continuidade da camada impenetrável. Nestes casos, a profundidade mínima a ser investigada é de
Considere planejamento de uma obra civil feito por meio do cronograma PERT-CPM, representado abaixo.
Devido a uma série de problemas logísticos relativos à entrega de materiais o engenheiro pode contar com uma folga, no caminho das atividades A, C, H, sem atrasar a obra, em dias, de
Após findar o orçamento do metro quadrado de uma edificação, um engenheiro apresentou os seguintes itens: material: R$ 1.200,00; mão de obra: R$ 640,00; encargos sociais e trabalhistas: R$ 800,00. Considerando os valores dos itens apresentados e BDI de 25%, o preço do metro quadrado dessa edificação, em reais, é
Entende-se como instalação sanitária do canteiro de obras o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção. A instalação sanitária será constituída de lavatório, vaso sanitário, mictório e chuveiro. A respeito das instalações sanitárias do canteiro de obras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O local destinado ao vaso sanitário (gabinete sanitário) necessita ter área mínima de 0,90 m².
( ) Os mictórios precisam ficar à altura máxima de 60 cm do piso.
( ) Para o chuveiro a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0,80 m², com altura de 2,10 m do piso.
( ) Os lavatórios precisam ter revestimento interno de material liso ou áspero, impermeável e lavável. ...
Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO:
No que se refere aos estudos de viabilidade técnico-financeira, julgue os itens subsecutivos. A viabilidade técnica de um projeto de engenharia visa constatar a reunião das condições técnicas necessárias para que seja efetivamente implementado. Assim, por exemplo, o estudo da viabilidade técnica de uma edificação avaliará se os executores terão acesso à tecnologia e à mão-de-obra com a qualificação necessária para executar o projeto.
No que se refere aos estudos de viabilidade técnico-financeira, julgue os itens subsecutivos. A taxa média de retorno é um indicador de retorno médio do projeto em um determinado período. Sua principal vantagem é que não considera a correção do investimento durante o período de investimento.
Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos. Entende-se por projeto o esforço temporário para criar um serviço, produto ou resultado exclusivo. Desse modo, o programa seria a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.
Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos. Segundo o PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), para que os projetos avancem do início à conclusão, é necessário o cumprimento de cinco processos de gerenciamento, que são: iniciação; planejamento; execução; comunicação; e encerramento.
Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue os próximos itens. Segundo o PMI, existem dez áreas de conhecimento envolvidas na gestão de projetos. Uma dessas áreas é o gerenciamento do tempo, que assegura que tudo o que foi estipulado no projeto seja entregue e não haja muitas mudanças durante a execução.
Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue os próximos itens. Uma parte essencial no projeto é o gerenciamento do recurso humano, que é considerado limitado. Em virtude disso, o PMBOK define cinco processos que estabelecem os tipos de profissionais, a hierarquia e a função de cada um deles dentro do projeto antes e durante a execução. Esses processos são: planejamento de recursos humanos; contrato ou mobilização da equipe do projeto; desenvolvimento da equipe do projeto; e gerenciamento da equipe de projeto.
Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir. No escopo são definidos alguns riscos aos quais estará sujeito o projeto. Nesse sentido, o gerenciamento de risco trata de avaliar e identificar os possíveis fatores que podem causar o atraso de um projeto, sendo importante no processo de execução e encerramento.
Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir. O gerente do projeto deve ter conhecimento gerencial e organizacional. Desse modo, o gerente tem que ter a capacidade de mediar conflitos, estabelecer uma comunicação clara com a equipe de trabalho e ter o plano de gerenciamento de riscos em mãos para minimizar o imprevisível no projeto e manter a equipe focada na solução do problema.
A respeito de progressões aritméticas e geométricas, julgue os itens a seguir. Considere-se que uma empresa de engenharia construirá, a partir de abril do próximo ano, um edifício de 15 andares e que, para facilitar a logística e prevendo custos, tenha projetado que: o início da construção do primeiro andar será em abril, a do segundo, em maio, e assim sucessivamente, um andar será iniciado a cada mês; o custo de construção de cada andar, a partir do segundo, terá uma correção fixa de R$ 200.000,00 em relação ao preço do andar anterior; e o custo de construção do último andar será 8 vezes o custo de construção do primeiro. Nessa situação, o preço de construção do primeiro andar será inferior a R$ 500.000,00 e o do último, superior a R$ 3.000.000...
A respeito de progressões aritméticas e geométricas, julgue os itens a seguir.
Considere-se que o piso de uma sala quadrada, medindo 8 m × 8 m, deva ser revestido na forma mostrada na figura a seguir, na qual estão ilustrados os primeiros 4 passos do processo.
No primeiro passo, o quadrado é o piso da sala; o segundo quadrado será construído com os vértices nos pontos médios dos lados do primeiro quadrado e, assim, sucessivamente. Nesse caso, no 9.º passo, o quadrado medirá 50 cm × 50 cm.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando-se o texto apresentado, é correto afirmar que o material que apresenta maior custo para a realização de escavação de corte em rodovia é o de
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A tabela precedente apresenta informações contidas na ficha de composição de custos de alvenaria de um bloco de concreto estrutural cuja unidade de medida é o m². Considerando os dados da tabela e as boas práticas de elaboração de orçamentos, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a janela do programa AUTOCAD mostrada na figura precedente, é correto afirmar que, para a realização da hachura no retângulo, foi utilizado o comando
Os benefícios e despesas indiretas (BDI) relacionados à realização de uma obra ou de um serviço de engenharia correspondem a um valor percentual incidente sobre o custo global de referência da obra ou serviço.
Um dos elementos que devem compor o BDI são os custos de:
É muito comum no desenho de projetos de engenharia o uso do comando POLYLINE no AutoCad. Em alguns casos há o interesse em atribuir a polyline uma espessura real variável ao longo do comprimento.
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A EAP (estrutura analítica de projetos) é uma estrutura hierarquizada aplicada ao orçamento da construção civil. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas.
I. A configuração de EAP (estrutura analítica de projetos) é a de uma árvore com ramificações onde o nível superior representa o escopo total.
II. À medida que a EAP (estrutura analítica de projetos) se desenrola, os pacotes de trabalho se tornam maiores e mais bem definidos.
III. Há uma regra bem definida para se construir uma EAP (estrutura analítica de projetos).
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Os custos de execução de cada projeto, quando ordenados sistematicamente, formam o orçamento do produto. A respeito da classificação dos custos, analise as afirmativas.
I. Custos diretos são os que, praticamente, não variam para uma dada faixa de volume de produção.
II. Custos fixos são os gastos com insumos como mão de obra, materiais e, ainda, equipamentos, incorporados ou não ao produto.
III. Custo indireto é o somatório de todos os gastos com elementos coadjuvantes necessários à correta elaboração do produto ou, então, de gastos de difícil alocação a uma determinada atividade ou serviço, sendo por isso, diluídos por certo grupo de atividade ou mesmo pelo projeto todo.
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
O processo de orçamento envolve um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelo orçamentista, na determinação do custo da obra. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.
I. O BDI (Benefício e Despesas Indiretas) é uma margem que se adiciona ao custo direito para determinar o valor do orçamento.
II. No custo de mão de obra, além do salário, devem ser computados os encargos relacionados às leis sociais e os encargos complementares de mão de obra referentes às despesas de alimentação, transporte, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e ferramentas de uso pessoal.
III. Quando os equipamentos são de propriedade do construtor, somente os custos de combustível e manutenção devem ser considerados no custo direto desses equipamentos, não send...
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Com relação à composição de custos unitários dos serviços, analise as afirmativas.
I. Coeficiente de consumo de materiais é a quantidade de materiais usada na execução de uma unidade de serviço considerada.
II. Coeficiente de produtividade de mão de obra é a quantidade de mão de obra, em unidade monetária, por categoria de trabalhadores, aplicada na execução de uma unidade de um determinado serviço.
III. Fazem parte da composição de custos unitários de um determinado serviço, entre outros, os seguintes elementos básicos: coeficiente de utilização horária de equipamentos; preços unitários dos produtos; e saláriobase de cada função de trabalhadores.
O diagrama em rede ilustrado mostra através do método das flechas a sequência das atividades para a execução de um serviço em uma obra. O engenheiro responsável pela obra após visualizar o diagrama notou que:
A entrada de dados dinâmica no AutoCAD permite que os prompts e as dimensões sejam mostrados de forma dinâmica na geometria à medida que se intervém no desenho, seja criando ou editando. Analise as seguintes assertivas sobre o assunto:
I. O AutoCAD interage com o usuário pela linha de comandos e/ou pela interface dinâmica.
II. Todos os comandos podem ser acessados pelos menus e botões da Ribbon e alguns digitados.
III. Os comandos digitados vão para a linha de comandos ou para uma caixa ao lado do cursor na tela desde que a interface dinâmica esteja habilitada.
IV. Ao desenhar linhas, é possível entrar com novos valores de medidas de distâncias diretamente no cursor, os quais são imediatamente exibidos ao desenhar a geometria.
Banca:
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Analisando as fases e as dependências, o tempo total para seu desenvolvimento, caso não ocorram atrasos e as fases forem desenvolvidas em paralelo, é de:
A grande importância de uma estimativa de custos é que ela possibilita a análise da viabilidade de um empreendimento e a escolha da alternativa a ser desenvolvida na etapa de detalhamento dos projetos sem impor o elevado ônus da elaboração de um orçamento.
Em relação às estimativas de custos, é incorreto afirmar:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A execução de um projeto está sendo acompanhada por meio de curvas de agregação de valor (curvas S). As curvas S para os custos planejado e realizado e para o valor agregado relativas ao sexto mês são mostradas no gráfico precedente. No gráfico, a unidade monetária (R$) está representada no eixo das ordenadas, e o tempo, em meses, está representado no eixo das abcissas.
A partir das curvas mostradas no gráfico, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando as disposições da lei orçamentária anual (LOA), a equipe de um órgão público produziu um relatório de planejamento para a execução de quinze projetos de engenharia para os quais havia dotação orçamentária. Esses projetos, nomeados de A, B, ..., O, foram plotados no gráfico de viabilidade de contratação mostrado a seguir, no qual o eixo horizontal representa a maturidade dos projetos e o eixo vertical, a maturidade dos estudos que visam à obtenção de licenças, inclusive das licenças ambientais.
Com base no gráfico e nas premissas apresentadas, a equipe de planejamento do referido órgão fez o relatório conclusivo a respeito dos projetos, destacando os seguint...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No estudo para a execução de uma obra de construção civil, foi produzido documento com a seguinte redação.
A obra estará localizada a 300 m da construção vizinha: um prédio antigo, de alvenaria estrutural de tijolos cerâmicos maciços, assentados com argamassa de cimento. O piso do segundo andar é confeccionado de tábuas apoiadas em vigas de madeira engastadas na parede.
A solução de fundação para a obra em exame será a utilização de estacas franki, cravadas por percussão, que atravessarão uma camada inicial de areia compacta para, posteriormente, atravessar uma camada de argila mole até, finalmente, atingir um solo de alteração mais resistente onde se dê a nega.
Há a possibilidade, devido à técnica utilizada e o tipo de solo, de se propagarem vibrações...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A figura precedente mostra o projeto da estrutura de um edifício composta de pilares e vigas metálicas. O dimensionamento da estrutura considera eventual situação de incêndio e elementos estruturais com proteção. Com relação a premissas de cálculo a serem adotadas nesse projeto, julgue os itens a seguir.
I Os esforços solicitantes decorrentes de restrições às deformações de origem térmica não podem ser desprezados em nenhuma hipótese.
II O esforço resistente de cálculo deve ser determinado considerando-se a variação das propriedades mecânicas do aço e do concreto conforme a temperatura.
III É desnecessário considerar o estado limite último de ruptura da seção líquida;...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na figura apresentada, que ilustra parte da tela de um arquivo do AutoCad, estão representadas duas linhas retas perpendiculares que não se encontram.
Considerando-se as informações e a figura apresentadas, se um projetista quiser unir essas duas linhas perpendicularmente, ele deverá acionar o comando
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nas especificações técnicas de um projeto básico para execução de uma obra de edificações com estrutura em concreto armado, constava o procedimento a seguir.
As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o procedimento especificado é
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considere que a tabela a seguir represente um cronograma físico-financeiro de uma obra pública, cuja data base de reajuste contratual percentual de 10 % tenha sido definida para o mês de maio. Considere, ainda, que os serviços devam ser medidos e pagos de acordo com a sua execução.
Nessa situação hipotética, caso a empresa contratada para executar a obra atrase, injustificadamente, a atividade B, em um mês, e adiante a atividade C, em um mês, caberá à fiscalização
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma empresa, contratada pela administração pública para construir uma edificação, deparou-se com problemas relacionados à altura do lençol freático informação que já constava do boletim de sondagem do projeto básico. Como esses problemas estavam causando atrasos significativos na fase de execução do subsolo e, por conseguinte, no cronograma de execução da obra, a empresa contratada solicitou um aditivo contratual de reequilíbrio econômico-financeiro bem como a prorrogação do prazo de execução para compensar o prejuízo causado pelo problema em questão.
Nessa situação, considerando que os prejuízos e os atrasos previstos no projeto básico estejam corretamente calculados, caberá à fiscalização, ao analisar as solicitações,
Banca:
Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
O quadro a seguir contém uma composição de custos que serão gastos em uma construção.
Se a jornada de trabalho dessa construção for de 8 horas por dia para executar 2400 m3 de concreto estrutural com 5 equipes básicas (pedreiros e serventes), a sua duração será de
Banca:
Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
Os custos diretos de uma obra foram calculados em R$ 60.000,00, sendo que as despesas financeiras no valor de R$ 1.200,00, o total dos impostos sobre o faturamento igual a 8% e os custos indiretos da obra igual a 13% dos custos diretos. Se o empreendedor desejar obter uma lucratividade igual a 17%,o preço de venda dessa obra será de
O abatimento do tronco de cone é um ensaio bastante utilizado em canteiros de obras em todo mundo, que serve para determinação da consistência do concreto. Com relação ao ensaio, é incorreto afirmar.
Banca:
Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica
Na medição de obra que compreendia um serviço de concretagem, apurou-se que o percentual realizado era de 20,00% do total. Sendo que o serviço de concretagem total contratado foi de 1m³, quanto o prestador de serviço receberá em R$?
Dados:
Concreto R$ 250,00/m³
Forma R$ 25,00/m²
Armação R$ 5,00/kg
Serviços executados na proporção de 1,00m³ de concreto para 8,00m² de forma e 80,00kg de armação.
As setas representam atividades nomeadas com letras (de A até L), cuja duração (indicada por números) está expressa em dias corridos. Os círculos mostram as incidências de início e término das atividades.
Assinale a opção que indica o caminho crítico da rede.
A estrutura analítica das atividades de construção de uma residência foi elaborada conforme a tabela a seguir, que apresenta os respectivos prazos de execução e a dependência entre elas.
Com base na tabela, assinale a opção que indica o Caminho Crítico da obra e a Folga Total (FT) da atividade C.
Com relação ao fracionamento de despesas de obras ou serviços de engenharia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Quando se divide a despesa para utilizar modalidade de licitação inferior à recomendada pela legislação para o total da despesa, caracteriza-se o fracionamento.
( ) É vedada a utilização da modalidade "concorrência" para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços".
( ) As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitame...
A composição de preço unitário do serviço de rejuntamento (de 1 m²) de azulejo 15x15cm com cimento branco é apresentada na tabela a seguir.
O saco de 50kg do cimento branco custa R$ 40,00, e os custos horários do azulejista e do servente (incluindo os encargos sociais) são respectivamente R$ 20,00 e R$ 15,00. Admita ainda que, para realizar o serviço, foram empregadas duas equipes de trabalho, sendo cada equipe constituída de um azulejista e um servente.
Assim, o custo do rejuntamento de uma área de 200m² e o prazo para a conclusão do serviço são, respectivamente,
Mesmo as obras licitadas com critérios de aceitabilidade de preços unitários e com projetos básicos bem elaborados ainda estão sujeitas ao surgimento do _______, pois ainda é possível desbalancear a planilha orçamentária. Um exemplo é a oferta de uma proposta de preços com o denominado ______. Por meio desse artifício, todos os preços unitários propostos encontram-se abaixo dos previstos pela Administração. No entanto, os preços dos serviços iniciais da obra são cotados ______ em relação ao orçamento-base, enquanto os preços dos serviços restantes são cotados com reduções expressivas.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
O elemento pré-moldado, que é executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade é o elemento:
Quando se atesta expressamente o direito do credor ao pagamento, tendo por base a medição da obra e dos serviços executados, a documentação fiscal apresentada, inclusive certidões e memória de cálculo de eventual reajuste de preços, a despesa correspondente foi:
Observe a rede PERT-CPM da figura abaixo, instrumento muito usado no acompanhamento da execução física de obras e serviços de engenharia. Nesse caso, a obra se inicia em 0 e termina em 60.
Na rede as atividades, representadas por setas, possuem duração em dias corridos (número acima da seta). Os círculos mostram as incidências de início e término das atividades.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O valor inicial do contrato para a reforma das instalações elétricas de determinado prédio público foi orçado em R$ 180.000,00. A data-base do orçamento foi definida para 11/2015 e a previsão de duração da obra era de 15 meses. A ordem de serviço foi emitida em 15/1/2016.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
O contrato só poderá ser reajustado após 12 meses da data de assinatura da ordem de serviço.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O valor inicial do contrato para a reforma das instalações elétricas de determinado prédio público foi orçado em R$ 180.000,00. A data-base do orçamento foi definida para 11/2015 e a previsão de duração da obra era de 15 meses. A ordem de serviço foi emitida em 15/1/2016.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
O referido contrato não poderá ser aditivado antes de 15/1/2017, ou seja, antes que se complete um ano da emissão da ordem de serviço.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao consultar o projeto de terraplenagem de determinada obra, o fiscal de contrato encontrou o quadro de relação de volumes apresentado na figura seguinte.
Tendo como referência as informações contidas nesse quadro, julgue os próximos itens.
A produtividade dos equipamentos de escavação varia, por exemplo, em função do tipo de solo, da capacidade da concha e do ângulo de giro do equipamento.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao consultar o projeto de terraplenagem de determinada obra, o fiscal de contrato encontrou o quadro de relação de volumes apresentado na figura seguinte.
Tendo como referência as informações contidas nesse quadro, julgue os próximos itens.
Se a quantidade de aterro prevista no projeto for de 1.500 m3, serão necessários 2.000 m3 de escavação de 1.ª categoria na jazida.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao consultar o projeto de terraplenagem de determinada obra, o fiscal de contrato encontrou o quadro de relação de volumes apresentado na figura seguinte.
Tendo como referência as informações contidas nesse quadro, julgue os próximos itens.
Para a execução de 2.000 m3 de aterro, serão necessárias 286 viagens de caminhão tipo caçamba com capacidade de 10 m3.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à taxa de benefícios e despesas indiretas (BDI), julgue os itens a seguir. Apenas para obras e serviços de engenharia com valor de referência superior a R$ 1.500.000,00, os itens relativos a mobilização e desmobilização, instalação e manutenção do canteiro devem ser retirados da taxa BDI e calculados como item da planilha orçamentária.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à taxa de benefícios e despesas indiretas (BDI), julgue os itens a seguir. A taxa de BDI é fixa, uma vez que seus componentes não variam em função das especificidades de cada obra.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito dos sistemas e processos construtivos e dos materiais utilizados em obras de edificações, julgue os seguintes itens. Os eletrodutos flexíveis de PVC antichama têm estrutura anelar corrugada e são geralmente fabricados na cor amarela.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito dos sistemas e processos construtivos e dos materiais utilizados em obras de edificações, julgue os seguintes itens. No Brasil, utiliza-se o sistema misto para a rede pública de esgoto, com canalização própria para as águas de esgoto, mas com condutos instalados dentro das galerias de águas pluviais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao analisar as métricas de desempenho do projeto de construção de determinada edificação, para uma data de status, o servidor público se deparou com a seguinte situação:
Com base nas informações coletadas pelo servidor, julgue os próximos itens.
Para cada R$ 1,00 aplicado no projeto, foi produzido apenas R$ 0,67, o que demonstra que o projeto está deficitário.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao analisar as métricas de desempenho do projeto de construção de determinada edificação, para uma data de status, o servidor público se deparou com a seguinte situação:
Com base nas informações coletadas pelo servidor, julgue os próximos itens.
O projeto está atrasado, com índice de variação de prazo (IVP) igual a 0,60.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Ao analisar as métricas de desempenho do projeto de construção de determinada edificação, para uma data de status, o servidor público se deparou com a seguinte situação:
Com base nas informações coletadas pelo servidor, julgue os próximos itens.
O projeto está dentro do orçamento previsto, pois o custo real é inferior ao valor previsto na data de status.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos processos de gerenciamento de riscos em projetos. Se a equipe de projeto não mudar o plano de gerenciamento do projeto para tratar um risco negativo identificado, então ela terá optado pela estratégia de mitigar o risco.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos processos de gerenciamento de riscos em projetos. A matriz SWOT pode ser utilizada como técnica para a identificação de riscos em projetos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos processos de gerenciamento de riscos em projetos. A simulação de Monte Carlo e a análise de árvore de decisão são técnicas do processo de análise qualitativa dos riscos.
Durante a execução de uma obra de reforma, o engenheiro fiscal verificou que seriam necessárias a retirada de quantitativos de serviços da planilha orçamentária e a inserção de novos quantitativos de serviços (diferentes dos retirados), realizando uma rerratificação de planilha, fazendo com que o orçamento da obra fosse alterado. Conforme o exposto, condiz com a confecção do novo orçamento, de acordo com a legislação vigente, que retirou ________ do valor total dos serviços e inseriu ________ do valor total dos serviços. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Uma residência térrea foi projetada para ser construída com alvenaria de tijolo de barro à vista. Para orçar o custo desse serviço utilizou-se a composição de custos unitários seguinte.
Nesta composição, o custo da mão de obra, em relação ao custo dos materiais, representa o percentual de
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Um empreendedor solicitou a um engenheiro civil que fizesse uma análise de viabilidade econômico-financeira para a construção de um prédio residencial para a qual se calculou o custo direto de R$ 14.400.000,00, custo indireto de R$ 864.000,00, custo com administração central, R$ 449.280,00, custos com imprevistos, R$ 149.760,00, impostos, R$ 1.179.648,00, e lucro, R$ 1.677.312,00. O BDI percentual previsto para essa obra é de
Está prevista a construção de um muro no entorno da Prefeitura de Itaúna, sabe-se que o perímetro do muro a ser construído deverá ter 35m e altura de 3m. Para execução do serviço será contratada uma equipe composta por 2 pedreiros e 1 servente, cuja produção é de 5m² de alvenaria por hora. Admitindo-se que 20 unidades de tijolos ocupam 1m² e que o consumo de areia e cimento são respectivamente 0,03 m³/m² e 0,1 sc/m². Dessa forma pode-se afirmar que os gastos, com material e mão de obra, aproximados para a construção do muro e o tempo de execução do serviço serão, respectivamente, de:
Dados: Milheiro do tijolo R$700,00; Metro cúbico de areia R$90,00; Saco de cimento (50kg) R$35,00; Diária do pedreiro R$70,00; Diária do servente R$40,00; Jornada de trabalho 8h/dia.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base na estrutura de custos proposta pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), assinale a opção que apresenta um exemplo de item classificado como custo indireto.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Suponha que quatro dias e dezenove dias sejam, respectivamente, o tempo mínimo e máximo necessário para a execução de determinada atividade. Sabendo que sete dias é a estimativa de tempo em que se planeja concluir essa atividade, assinale a opção que apresenta a duração, em dias, esperada para essa atividade, com base em uma distribuição de probabilidades Beta e no método PERT.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O orçamento de referência de determinada obra de restauração rodoviária, que está sendo auditada, data de março de 2014. O contrato da obra, assinado em janeiro de 2015, previa cláusula de reajuste vinculada à variação de índices de preços setoriais. Em março de 2015, a construtora requereu o reajuste com base na variação dos preços que foi concedido pela administração em janeiro de 2016, um ano após a assinatura do contrato. Em junho de 2015, os órgãos de pesquisa oficiais mostraram aumento de 60% no preço dos insumos asfálticos, que estão na faixa A da curva ABC. Durante a obra, a construtora, autorizada pela administração, subcontratou os serviços de drenagem e recuperação de obras de arte especiais. A obra foi entregue em junho de 2016 a uma comissão de servidores que lavrou o ter...
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando que o orçamento de uma obra requer o levantamento das quantidades e a composição de custos para cada serviço, assinale a alternativa correta.
Para aplicação do método de controle gerenciamento do valor agregado (EVM Earned Value Management), observe o gráfico e assinale a opção que complete as informações faltantes (X, Y).
Um engenheiro foi solicitado a emitir um orçamento dos custos diretos para o escoramento contínuo de 100 m2 de terra. A tabela de composição de custos unitários utilizada para esse serviço está abaixo apresentada.