Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal...

Nos serviços de drenagem e proteção do corpo estradal de uma obra pública, a fiscalização deve constatar que os drenos foram devidamente medidos em metros lineares, acompanhando as declividades do terreno, bem como os preços unitários (custos diretos) para a execução dos drenos, quais estão inclusos, nos casos em que se fizerem necessários, os seguintes itens, EXCETO:
  • A. Aquisições de areia e brita e enchimento de valas.
  • B. Aquisição de equipe técnica terceirizada para a escavação das valas
  • C. Aquisições, transportes e assentamentos dos tubos e mantas de geotêxtil.
  • D. Materiais e serviços complementares, como gabaritos, nivelamentos topográficos etc.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Pneumonia por S. aureus ocorre mais frequentemente em algumas situações específicas, sendo MENOS provável que esteja relacionada a

Resolva a questão aqui ›


Um jovem de 18 anos de idade, procedente de área rural (sem saneamento básico) e com hábito de andar descalço, com queixas de fadiga, fraqueza e perda do vigor, apresenta o seguinte hemograma: contagem de eritrócitos = 3,1 × 106/microlitro de sangue (faixa da normalidade = 4,5 × 106 a 6,0 × 106/microlitro de sangue); hemoglobina = 9 g/dL (faixa da normalidade = 13,5 a 17,5 g/dL); hematócrito = 28%; (faixa da normalidade = 40% a 52%); volume corpuscular médio (VCM) = 65 mícrons cúbicos (faixa da normalidade = 81 a 99 mícrons cúbicos); concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) = 20 g/dL (faixa da normalidade = 30 a 36 g/dL); leucócitos totais = 7.500/mm3 (faixa da normalidade = 5.000 a 8.000/mm3), com contagem diferencial de leucócitos normal, exceto por discreta eosinofilia (6% de eosinófilos – faixa de normalidade entre 2% e 4%), contagem de plaquetas = 300.000/ mm3 (faixa da normalidade = 200.000 a 400.000 mm3), com contagem de reticulócitos dentro da normalidade.

Considerando as informações fornecidas no quadro clínico hipotético acima, julgue os itens seguintes.

Os achados clínicos desse paciente em associação com o leucograma são suficientes para fechar o diagnóstico de leucemia mielóide crônica.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens de 95 a 99, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada conforme as normas do ECA e o entendimento do STJ. Após a regular instrução probatória, ficou devidamente comprovado que Jardel, adolescente de quinze anos de idade, vendeu, na porta de sua escola, maconha e crack para diversos colegas. Assim, o MP requereu a procedência da representação apresentada e a fixação da medida socioeducativa de internação. Ficou certificado nos autos que Jardel não possuía qualquer outro registro judicial ou policial. Nessa situação, agiu corretamente o promotor de justiça, uma vez que o ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas é gravíssimo e equiparado a crime hediondo.

Resolva a questão aqui ›