Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da Instituto Consulplan

O conceito de resíduos sólidos é vasto e variado e tem se tornado mais difundido nas últimas décadas com o aumento da preocupação ambiental dos países. Sendo assim, os resíduos sólidos, segundo a NBR 10004/2004, podem ser classificados em perigosos e não perigosos, estes do tipo inerte e não inerte. O aterro sanitário é, sem dúvida, a melhor maneira de disposição dos resíduos sólidos urbanos, atendendo plenamente os critérios das normas técnicas e de engenharia. O aterro sanitário é um importante exemplo de obra de engenharia que necessita de manutenção. Sobre como deve ser realizada a manutenção dos aterros sanitários, assinale a afirmativa INCORRETA.

As alternativas para destinação dos efluentes líquidos tratados, gerados no empreendimento, deverão ser apresentadas pelo empreendedor, sendo objeto de licenciamento ambiental junto a FEPAM. São definidas seis alternativas de tratamento na Diretriz Técnica 05/2017 da FEPAM, sendo que um empreendimento poderá adotar mais de uma alternativa de destinação final de efluentes simultaneamente se for o caso. São consideradas definições para o tratamento via referida diretriz técnica, EXCETO:

Os reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) são mais compactos e baratos do que os meios aeróbios convencionais de tratamento de esgoto. Também são mais eficientes que outros reatores anaeróbios de baixa taxa, como o tanque séptico. No entanto, tais reatores não podem ser usados isoladamente para o tratamento definitivo do esgoto, pois não são capazes de remover patógenos, nem alguns nutrientes como o nitrogênio e fósforo. O tratamento primário com reator UASB é utilizado quando quer se obter um efluente com elevado grau de tratamento, podendo ser empregado tanto em casos residenciais quanto industriais. Trata-se uma das vantagens do uso de reatores UASB:

De acordo com a NBR 9648 (NB 566), que descreve sobre o estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário, são adotadas algumas definições. Bacia de esgotamento é definida como:

As lagoas de estabilização são grandes bacias rasas com diques de terra, nas quais o esgoto bruto é tratado por processos completamente naturais que envolvem algas e bactérias. Existem três tipos de lagoas de estabilização; uma delas é a lagoa de maturação que possibilita um polimento no efluente de quaisquer dos sistemas de lagoas de estabilização ou mesmo de qualquer sistema de tratamento de esgotos. Tal lagoa se caracteriza

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis