Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

No que se refere aos diferentes tipos de resíduos e à sua correta classificação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. 
(1) Orgânicos. (2) Recicláveis. (3) Rejeitos. (4) Perigosos.
( ) Materiais que não podem ser reaproveitados. ( ) Plásticos, vidros, metais e papéis. ( ) Restos de alimentos e vegetação. ( ) Seringas, lâmpadas quebradas e produtos químicos.

Em um processo de coleta seletiva de resíduos sólidos a ser implantado em um Município, a cor indicativa do contêiner para depósito de uma latinha de refrigerante, canudos de papel, copos de plástico e de uma garrafinha de vidro deve ser, respectivamente:

#Questão 1095743 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Geofísica Aplicada)

Em uma área destinada a receber os resíduos urbanos de um pequeno município, os resíduos coletados são depositados diretamente sobre o solo, sem qualquer cuidado de proteção ao ambiente. A deposição desses resíduos no solo sem proteção adequada favorece a proliferação de vetores de doenças (moscas, baratas, ratos), além de gerar odores e contaminar águas superficiais e subterrâneas pelo escoamento e infiltração de chorume. Essas características referem-se a que local?

Associe os termos da coluna abaixo às informações descritas sobre parâmetros químicos em águas poluídas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Descrição dos parâmetros:
1. Em sistemas biológicos formados nos tratamentos de esgotos, este parâmetro é considerado condição que influencia decisivamente no processo de tratamento. Normalmente, é a sua condição que corresponde à formação de um ecossistema mais diversificado, tanto em meios aeróbios como nos anaeróbios. Em reatores anaeróbios, por exemplo, a acidificação do meio é acusada pelo decréscimo desse parâmetro no lodo, indicando situação de desequilíbrio.

2. Uma fonte habitual desse parâmetro nas águas naturais decorre da presença do gás carbônico dissolvido (CO₂ livre) proveniente da atmosfera, da qual resulta a formação de H₂CO₃, e da decomposição biológica da matéria orgânica.

3. Este parâmetro é a medida da capacidade da água de precipitar sabão, isto é, nas águas que o possuem, os sabões transformam-se em complexos insolúveis, não formando espuma até que o processo se acabe.

4. Os principais componentes deste parâmetro são os sais do ácido carbônico, ou seja, bicarbonatos e carbonatos, assim como os hidróxidos.

Termos para associação:
● ( ) Acidez ● ( ) Alcalinidade ● ( ) Dureza ● ( ) pH

#Questão 1095876 - Engenharia Ambiental e Sanitária, Química Ambiental e Técnicas de Laboratório, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A contaminação por chumbo (Pb²⁺) em corpos d'água e efluentes industriais é um problema ambiental grave, pois esse metal pesado pode se acumular no organismo humano e causar diversos danos à saúde, incluindo efeitos neurológicos e renais. Para monitorar a presença de Pb²⁺ em amostras de efluentes industriais descartados no meio ambiente, um laboratório especializado utilizou a técnica de absorção atômica (AA). A amostra previamente preparada e tratada foi aspirada diretamente para a chama de óxido nitroso/acetileno, e o valor de absorbância foi determinado. Para quantificar o teor de chumbo em uma amostra de efluente industrial, foi construída uma curva de calibração baseada em padrões de concentração conhecida, resultando na seguinte equação da reta:

y = 0,5000.x+0,0002 

A curva de calibração apresentou um R2 de 0,9999, indicando um excelente ajuste dos dados ao modelo linear.
Sabendo que uma amostra coletada diretamente do efluente industrial apresentou uma absorbância de 0,2500 e que a Lei de Beer foi obedecida, qual é a concentração de Pb²⁺ nessa amostra?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis