Questões de Engenharia Agronômica da UNIUV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da UNIUV

O pH do solo é um índice que reflete a atividade dos íons hidrogênio na solução do solo e faz parte das análises químicas de rotina. Com relação ao pH do solo com os nutrientes, é correto afirmar que:

Se uma planta topográfica, na escala de 1:300, possui uma distância entre de dois pontos de 900mm, a distância no terreno deve ser de:

A estaquia é um dos principais métodos utilizados na multiplicação de plantas frutíferas, baseia-se no princípio de que é possível regenerar uma planta, a partir de uma porção de ramo ou folha. Com base nessa afirmação, analise os itens abaixo:

I. É uma técnica de alto custo e de difícil execução.

II. Apresenta muitos problemas de incompatibilidade entre o enxerto e o porta-enxerto.

III. Permite-se que se obtenham muitas plantas a partir de uma única planta-matriz, em curto espaço de tempo.

IV. Entende-se por estaca qualquer segmento da planta capaz de formar raízes adventícias.

Assinale a alternativa correta.

A soja (Glycine max) é considerada uma das mais importantes fontes de proteína e óleo vegetal em todo o mundo. Devido a sua grande expansão da área cultivada no mundo, proporcionou aumento do número e severidade das doenças que afetam a soja, e mais de 100 espécies de patógenos já foram relatados, dos quais cerca de 35 são de grande importância econômica. Várias doenças fúngicas são importantes para a cultura da soja, e, atualmente, o maior destaque é para a ferrugem asiática, causada por Phakopsora pachyrhizi. Com relação a essa doença é correto afirmar:

Com relação à classificação de solos, analise os seguintes itens:

I. Horizonte A Chernozêmico é um horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com baixa saturação por bases.

II. Horizonte A Antrópico é um horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo, pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo fragmentos de cerâmicas e/ou artefatos líticos, e/ou restos de ossos e/ou conchas.

III. Horizonte B Latossólico é um horizonte mineral superficial, cujos constituintes evidenciam avançado estágio de intemperização, explícita pela transformação quase completa dos minerais alteráveis, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos e/ou argilominerais do tipo 1:1 e minerais resistentes ao intemperismo. Em geral, é constituído por quantidades variáveis de óxidos de ferro e de alumínio, argilominerais do tipo 1:1, quartzo e outros minerais mais resistentes ao intemperismo. Apresenta algumas características como estrutura forte de muito pequena a pequena granular (microestrutura), ou blocos subangulares fracos ou moderados e espessura mínima de 50cm.

IV. Horizonte Glei é um horizonte mineral subsuperficial ou eventualmente superficial, com espessura de 15cm ou mais, caracterizado por redução de ferro e prevalência do estado reduzido, no todo ou em parte, devido principalmente à água estagnada, como evidenciado por cores neutras ou próximas de neutras na matriz do horizonte, com ou sem mosqueados de cores mais vivas. Trata-se de horizonte fortemente influenciado pelo lençol freático e regime de umidade redutor, virtualmente livre de oxigênio dissolvido, em razão da saturação por água durante todo o ano, ou, pelo menos, por um longo período, associado à demanda de oxigênio pela atividade biológica.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis