Questões de Engenharia Agronômica do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2018

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

Avalie o que se afirma constar nessa Lei, em seu artigo 4º, como objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente.

I. Compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.

II. Definição de áreas prioritárias de ação governamental relativas à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

III. Estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.

IV. Estabelecimento da política de preços mínimos para os produtos agrícolas em produção orgânica e de agricultura familiar.

Está correto apenas o que se afirma em

A mobilidade de nutrientes dentro da planta define a posição do aparecimento de sintomas de deficiência ou toxidez de cada um dos seus nutrientes. Assim, os sintomas de deficiência de Ca, B, P e N aparecerão na maioria das espécies cultivadas, respectivamente, nas folhas

A relação Carbono:Nitrogênio (C:N) de qualquer matéria orgânica em estado de decomposição definirá a velocidade de degradação da mesma e a maior ou menor disponibilidade de nutrientes a partir desse processo de degradação. Esse valor é utilizado largamente nos processos de compostagem e no controle do teor de matéria orgânica do solo, mediante a intensificação dos processos de imobilização e de mineralização.

Avalie o que se afirma a esse respeito.

I. Quando a relação C:N for maior que 20 a 30:1, a mineralização aumenta.

II. A imobilização impede a lixiviação dos nutrientes pela menor degradação da matéria orgânica, mantendo os mesmos no ambiente.

III. Na relação C:N de aproximadamente 20 a 30:1 haverá equilíbrio entre imobilização e mineralização, impedindo uma imobilização excessiva de nutrientes e limitando o processo de volatilização do N.

IV. A relação C:N não interfere na disponibilidade de nutrientes, já que todo ser vivo apresenta esses dois elementos de forma equilibrada, garantindo a disponibilidade dos mesmos após o processo de apodrecimento da matéria orgânica.

Está correto apenas o que se afirma em

Avalie o que se afirma que o Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA define, no uso das atribuições e competências que lhe são conferidas pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentadas pelo Decreto nº 99.274, de 06 de junho de 1990.

I. Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

II. Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

III. Estudos Ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

IV. Impacto Ambiental Regional: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais municípios.

Está correto apenas o que se afirma em

O fracionamento, a destinação das embalagens de agrotóxicos e a fabricação de equipamentos para sua aplicação sempre criaram problemas entre produtores de agrotóxicos, empresas que comercializam e distribuem estes produtos e equipamentos agrícolas e produtores rurais.

Avalie o que se afirma a respeito da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989.

I. Cabe ao produtor rural a tríplice lavagem das embalagens ou técnica equivalente sugerida no rótulo do produto e a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridas, no prazo de até um ano, contado da data de compra (qualquer mudança, apenas com autorização do órgão registrante).

II. As empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, após a devolução pelos usuários, não podendo, no entanto, receber as embalagens apreendidas pela ação fiscalizatória nem as impróprias para utilização ou em desuso.

III. O fracionamento e a reembalagem de agrotóxicos e afins, com o objetivo de comercialização, somente poderão ser realizados pela empresa produtora, ou por estabelecimento devidamente credenciado, sob responsabilidade daquela, em locais e condições previamente autorizados pelos órgãos competentes.

IV. As empresas produtoras de equipamentos para pulverização, no prazo de cento e oitenta dias da publicação desta Lei, deverão inserir nos novos equipamentos adaptações destinadas a facilitar as operações de tríplice lavagem ou tecnologia equivalente.

Está correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis