Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da UFMT

#Questão 1008166 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Agronômica

A coluna da esquerda apresenta as denominações e atuações da lei, e a coluna da direita, o número da lei e ano de publicação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Política Nacional de Meio Ambiente
2. Legislação de Agrotóxicos
3. Crimes Ambientais
4. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
5. Política Nacional de Resíduos Sólidos 
( ) Lei nº 7.802/1989
( ) Lei nº 9.985/2000
( ) Lei nº 12.305/2010
( ) Lei nº 6.938/1981
( ) Lei nº 9.605/1998

Marque a sequência correta. 

#Questão 1008167 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Agronômica

A coluna da esquerda apresenta as características de processos ou subprodutos de produção de etanol da cana-de-açúcar e a da direita, o nome específico do processo ou subproduto. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. No resultado final do processo de produção, sua riqueza alcoólica deve ser nula. Suas principais aplicações são a alimentação de animais, produção de proteínas (biomassa), produção de metano e fertilização de solos, sendo esta última a mais utilizada.
2. Separação de um ou mais compostos de uma mistura pela qual se vale da diferença do ponto de ebulição desses compostos. 
3. O objetivo dessa etapa do processo é separar o levedo do vinho e retorná-lo à fermentação nas melhores condições possíveis.
4. A sacarose adsorvida ao material fibroso da cana é diluída e removida por lixiviação num processo de lavagem utilizando água em contracorrente.
5. Resíduo da filtração mecânica do lodo na fabricação do açúcar e também na do álcool, quando o caldo é submetido ao tratamento de clarificação. É utilizado como fertilizante, sendo rica fonte de fósforo.
( ) Difusão
( ) Torta de Filtro
( ) Vinhaça
( ) Centrifugação
( ) Destilação

Marque a sequência correta.

#Questão 1008168 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Agronômica

Doença que geralmente ataca a mangueira (Mangifera indica L.) com sintomas começando pelos ramos, que ficam secos, progredindo lentamente em direção ao tronco, causando o anelamento e a morte da planta. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os gêneros do fungo e do vetor dessa importante doença que acomete as mangueiras.

#Questão 1008170 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Agronômica

A macrofauna do solo inclui os organismos invertebrados maiores que 10 mm de comprimento e/ou com diâmetro corporal maior que 2 mm atuantes no conjunto serrapilheira-solo em pelo menos um estádio do seu ciclo biológico completo. Sobre a macrofauna do solo, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 1008171 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Agronômica

Os microfungos do solo possuem importante papel na decomposição e reciclagem de nutrientes vegetais. Sobre comunidades de microfungos do solo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Considerando o papel dos fungos como decompositores, é importante mencionar que esses microrganismos também são responsáveis pela degradação de poluentes orgânicos introduzidos no solo, com exceção dos xenobióticos.
( ) O termo microfungo é amplamente utilizado por microbiologistas, não possuindo implicações taxonômicas ou filogenéticas. O grupo de microfungos é constituído por zigomicetos, ascomicetos com corpos de frutificação menores que 2 mm e por aquelas fases conidiais ou assexuadas de ascomicetos e basidiomicetos tradicionalmente denominados de fungi imperfecti ou deuteromicetos.
( ) As queimadas e o desmatamento são responsáveis por perdas nas comunidades de fungos do solo, sendo o efeito de caráter qualitativo maior do que o de caráter quantitativo.
( ) Diluição em placa, lavagem do solo, meios seletivos, uso de iscas e sequenciamento de DNA são métodos utilizados para isolamento de fungos do solo.
( ) A técnica de diluição seriada é utilizada na quantificação de fungos do solo, pela qual medidas quantitativas podem ser realizadas multiplicando-se a média do número de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) obtidas pelo fator de diluição utilizado, obtendo-se, assim, a estimativa do número de propágulos de fungos por grama de solo.


Assinale a sequência correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis