Questões sobre Estudo dos Solos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estudo dos Solos

A deficiência desse nutriente mineral em hortaliças folhosas, como alface e espinafre, resulta em folhas com coloração amarelada (clorose), começando pelas folhas mais velhas e progredindo para as mais novas.
Esse nutriente mineral é o

Uma vez coletadas, as amostras de solo são submetidas a uma série de análises por meio de diferentes métodos de obtenção dos parâmetros de interesse. Em relação aos métodos e recomendações para calagem e adubação com NPK, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A CTC a pH7,0 é obtida pela mistura na proporção de 1:4 entre água e solo, sendo que o pH em água do solo é elevado até 6,0. ( ) A acidez potencial do solo pode ser estimada pelo índice SMP.
( ) A CTC efetiva do solo é calculada pelo somatório do Al trocável e a soma dos cátions trocáveis (ou valor S), desconsiderando o sódio.
( ) A determinação do teor de boro se dá por meio da extração com água quente e da leitura da quantidade por colorimetria.
( ) Os teores de argila podem ser determinados pelo método da pipeta ou pelo método do densímetro, sendo o método do densímetro o mais preciso.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A fertilidade de solos agrícolas precisa ser construída, uma vez que os teores naturais não são suficientes para suportar os elevados rendimentos das culturas. Referente à fertilidade do solo, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A interpretação da necessidade de corretivo de solo é um parâmetro qualitativo.
( ) Quanto menor o valor V ou menor o índice SMP de um solo, maior será a quantidade de corretivo a ser aplicado nele. ( ) O uso de fosfato natural é indicado e tem efeito positivo na elevação dos teores de P no solo, especialmente nas condições de solos que tem o pH corrigido com calcário.
( ) Quanto maior os níveis de fertilidade de um solo, menor é a resposta das culturas ao aporte de nutrientes.
( ) Em solos com teor de argila superior a 55%, o parcelamento do cloreto de potássio é o procedimento mais correto a se fazer a fim de reduzir as perdas por lixiviação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O cuidado para evitar perdas de solo e representar adequadamente a camada amostrada é essencial para a amostragem do solo. Sobre a atividade, analise as assertivas a seguir:

I. Pá de corte, trado calador, trado holandês e de rosca são algumas das ferramentas de amostragem de solo.
II. Em áreas com preparo convencional (aração, gradagem), a amostragem de solo apresenta menor variação dos atributos químicos ao longo da camada arável.
III. Quanto menor o grau de mobilização do solo, maior é a heterogeneidade dos atributos químicos, havendo a necessidade de se aumentar o número de subamostras.
IV. Para hortaliças, tubérculos, raízes medicinais, aromáticas e condimentares, a amostragem de solo deve ser exclusivamente até a camada entre 0 e 10 cm, onde se concentra a maior parte do sistema radicular das plantas.

Quais estão corretas? 

Referente à fertilidade dos solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na medida em que o pH de um solo aumenta, em solos minerais há um aumento das cargas líquidas negativas na superfície das argilas.
( ) Valores de pH dos solos acima de 7,0 tornam os micronutrientes mais prontamente disponíveis para as plantas.
( ) Para solos ácidos, uma das formas de elevar o valor o pH é adicionar gesso agrícola, calcário dolomítico e/ou pó de rocha alcalina com granulometria inferior a 0,053 mm.
( ) Uma das formas de se aumentar a CTC de solos minerais é aumentando a quantidade de material orgânico sobre o solo.
( ) Em solos alcalinos, como os que ocorrem na região noroeste de Tangará, a aplicação de sulfato de zinco é uma alternativa economicamente viável para trazer o pH do solo para a faixa de neutralidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis