Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2025

#Questão 1125176 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Propagação de Plantas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

Referente à propagação de espécies frutíferas, analise as assertivas a seguir:


I. A propagação sexuada está baseada na utilização de sementes como forma de obtenção de novas plantas.


II. O uso de técnicas de propagação assexuada pelas melhorias vem permitindo avanços significativos em hortaliças e culturas anuais como soja, milho e trigo, com materiais mais precoces, produtivos e de melhor qualidade nutricional.


III. Dentre as limitações da propagação assexuada, estão heterogeneidade de plantas e frutificação  mais tardia e desuniforme.


IV. As principais vantagens do uso da técnica da reprodução sexuada em frutíferas estão a maior vigorosidade do sistema radicular e maior longevidade e desenvolvimento vigoroso da parte aérea das plantas.


Quais estão INCORRETAS? 


#Questão 1125177 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Métodos de Controle de Pragas, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Agronomia/Fitotecnia e defesa Fitossanitaria

Independentemente do tipo de cultura ou sistema de cultivo, as pragas, doenças e plantas daninhas estão presentes em diferentes graus, podendo, em muitos casos, levar a perdas econômicas de significativa monta. Referente ao controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas, analise as assertivas a seguir: 

I. Quanto maior a severidade do ataque de uma praga ou doença, ou maior o tamanho da planta daninha a ser controlada, mais difícil é o controle pleno delas e maior é a extensão dos danos.
II. A ação de herbicidas em uma planta segue o princípio do suprimento de “algo”, ou seja, se há a supressão de uma enzima no processo, a síntese na etapa seguinte é interrompida. Isso vale para moléculas sintéticas e não sintéticas.
III. Em doenças de plantas, o aparecimento dos sintomas tem por premissa a triangulação entre a presença do agente causal, da planta e das condições do ambiente para o seu desenvolvimento.
IV. A eficiência de um controle químico passa pela identificação correta do alvo biológico, o entendimento do seu hábito de desenvolvimento, a identificação da molécula correta a ser posicionada e a deposição dela sobre o alvo biológico.

Quais estão corretas?  

Referente ao balanço hídrico, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tem por objetivo identificar um ou mais períodos em que a evaporação é menor do que a transpiração, gerando déficit hídrico no solo. 
( ) É um método que permite quantificar as entradas e saídas de água de um volume de controle.
( ) Precipitação, irrigação, deposição de orvalho e ascensão capilar são algumas das entradas de  água, enquanto evapotranspiração, escoamento superficial, escoamento e drenagem profunda são algumas das saídas de água consideradas.
( ) O Balanço Hídrico Climatológico (BHC) tem o objetivo de determinar a variação no armazenamento de água no solo numa condição em que a ascensão capilar pode ser considerada desprezível e sem a aplicação de irrigação. 
( ) Um dos principais aspectos para observação de balanços hídricos positivos é ter os volumes de precipitação pluviométricas anuais acima de 1.900 mm.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Referente ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), analise as assertivas a seguir:

I. É direcionado para cultivos tanto em sequeiro como irrigados, aplicando-se os mesmos critérios para as culturas, uma vez que a fisiologia não é alterada.
II. Para a cultura da soja, ele indica áreas e épocas de semeadura com menor risco climático à cultura.
III. Os resultados gerados consideram o manejo agronômico adequado para o bom desenvolvimento, crescimento e produtividade da cultura, compatível com as condições de cada localidade.
IV. Para cultivos de grãos em geral, ele leva em conta o teor de argila do solo, tendo como classificação solos de textura argilosa, média e arenosa.

Quais estão INCORRETAS?

A deficiência desse nutriente mineral em hortaliças folhosas, como alface e espinafre, resulta em folhas com coloração amarelada (clorose), começando pelas folhas mais velhas e progredindo para as mais novas.
Esse nutriente mineral é o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis