Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2025

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Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2025

#Questão 1075281 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Estudo dos Solos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Agrárias – Subárea: Pedologia

Com referência ao mapeamento digital de solos segundo a resposta espectral da vegetação, julgue o item subsequente. 


Para a predição espacial, podem ser utilizadas covariáveis ambientais para representar variações topográficas, de cobertura do solo e de distribuição das partículas do solo. As covariáveis primárias que representam a topografia podem ser obtidas pelo Topodata, e algumas covariáveis secundárias podem ser derivadas do MDE Topodata, por meio do processamento no SAGA GIS. 

#Questão 1075283 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Estudo dos Solos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Agrárias – Subárea: Pedologia

Julgue o item seguinte, relativo à interpretação de levantamentos de solos. 


Classes de solos de alto nível categórico vieram a ser incluídas para apropriar a classificação de tipos de solos expressivamente distintos, os quais foram sendo identificados durante levantamentos pedológicos realizados na ampla diversidade de ambiência climática, geomórfica, vegetacional e geológica do território nacional. 

#Questão 1075284 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Estudo dos Solos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Agrárias – Subárea: Pedologia

Julgue o item seguinte, relativo à interpretação de levantamentos de solos. 


Como base para avaliar o grau de intemperismo presente em solos de regiões temperadas, é utilizada a relação silte/argila, calculada dividindo-se os teores de silte pelos de argila, obtidos da análise granulométrica. 

#Questão 1075285 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Estudo dos Solos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Agrárias – Subárea: Pedologia

Julgue o item seguinte, relativo à interpretação de levantamentos de solos. 


A definição de classes no sexto nível categórico deverá ter por base características diretamente relacionadas com o crescimento de plantas, principalmente no que concerne ao desenvolvimento do sistema radicular, às relações solo-água-planta e às propriedades importantes nas interpretações para fins de engenharia, geotecnia e planejamento ambiental. 

#Questão 1075286 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Estudo dos Solos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Agrárias – Subárea: Pedologia

Ainda à luz do SiBCS, julgue o item a seguir, acerca do mapeamento de classes e atributos do solo. 


No sexto nível categórico, a classificação requer a criteriosa escolha de atributos diagnósticos que sejam facilmente observáveis em imagens de satélite e que permitam, por meio de processamento digital, a previsão da significativa importância do comportamento do solo. 

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