Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) do ano 2023

Na agricultura de precisão, são utilizados mapas construídos a partir de dados coletados por meio de grades de amostragens em lavouras, e posteriormente é empregada a interpolação para se estimar dados de pontos não coletados. Os programas geoestatísticos consideram o alcance das variáveis regionalizadas com base nos variogramas, para que se possa utilizar o melhor modelo teórico na interpolação. Sendo assim, na interpolação geoestatística usa-se o modelo teórico de variograma:

O manejo integrado de pragas (MIP) pode ser definido como a tomada de decisão de ações no momento ideal para que as pragas possam ser controladas de forma econômica, ecológica e socialmente favorável. O MIP visa usar medidas de controle que mantenham as pragas abaixo do nível de dano econômico, e quando atingem o nível de controle, as medidas são indicadas. Assim, é uma medida do MIP o controle:

A ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é uma das principais doenças da cultura da soja. Essa doença é responsável por infectar as folhas das plantas, interferindo na atividade fotossintética e ocasionando redução de produtividade. Para que a produção não seja afetada, é crucial identificar a doença na fase inicial de infestação. O sintoma inicial da infecção de ferrugem na soja é uma pequena lesão nas folhas:

Durante a pulverização de produtos fitossanitários, é preciso adotar técnicas que aumentem a eficiência da aplicação, já que a incidência de alguns fatores climáticos pode comprometer essa eficiência. A velocidade do vento pode arrastar as gotas pulverizadas para fora do alvo (deriva), enquanto a temperatura e, principalmente, a umidade relativa do ar podem contribuir para a rápida evaporação das gotas, reduzindo a absorção do produto pelas plantas. Nesse sentido, é uma condição ideal para a pulverização terrestre a:

A cadeia de suprimento do agronegócio envolve desde a produção de insumos (fertilizantes e defensivos) até a entrega do produto final, passando por armazenagens e transporte. Por um lado, essa cadeia funciona de forma similar a uma cadeia de suprimentos tradicional. Por outro lado, há uma grande diferença, pois o processo de produção agrícola é longo e, portanto, mais exposto ao que chamamos de fatores externos, como clima, variação do câmbio, entre outros. Em consequência disso, um dos problemas que podem surgir na gestão da cadeia de suprimentos do agronegócio é o efeito chicote,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis