Questões sobre Semiologia e semiotécnica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Semiologia e semiotécnica

A pele é um órgão de proteção importante, capaz de manter a homeostase do indivíduo. Julgue os itens a seguir, acerca dos cuidados e da avaliação da integridade da pele.

A massagem deve ser utilizada como medida preventiva de úlcera de pressão, aplicada na região de hiperemia persistente no local de pressão.

Uma mulher de 48 anos de idade, internada em UTI, apresentou sinais e sintomas urêmicos e foi submetida a diálise peritoneal intermitente aguda. Foi feita a inserção e fixação do cateter pelo médico e a solução de diálise foi sendo infundida por gravidade, controlada manualmente. O ciclo de drenagem peritoneal foi iniciado e os primeiros líquidos drenados mostravam-se sanguinolentos.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

O líquido peritoneal com um pouco de sangue é esperado no efluxo inicial, porém deve ficar claro após algumas trocas. Deve-se observar atentamente o líquido drenado e comunicar persistência de sangramentos.

Julgue o item abaixo, relativo à humanização em UTI.

É importante haver o acolhimento do paciente admitido na UTI e(ou) do familiar deste, buscando apresentar-se com o nome e cargo, explicando os propósitos da internação e o planejamento inicial de cuidados a ser instituído; além disso, deve-se tratá-lo(s) por seu(s) próprio(s) nome(s), utilizando terminologia compatível para o entendimento da situação.

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

A doença de enxerto contra o hospedeiro (DECH) é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao transplante de medula óssea e de células-tronco e hematopoiéticas. O estágio clínico grave pode ser identificado na pele, pela eritrodermia generalizada, no fígado, pelas alterações nos níveis de bilirrubinas entre 6 a 15 mg/dL e no intestino, pela diarréia, maior que 1.500 mL/dia.

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

O período de hospitalização para o paciente transplantado tem reduzido progressivamente de 30 a 35 dias para 5 a 10 dias, independentemente da condição socioeconômica do paciente. Os fatores de avaliação para a alta consideram o tipo de enxerto, a intensidade do regime de condicionamento e a presença de um cuidador em domicílio.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis