Questões sobre Infecção/Desinfecção/Higienização/Esterilização

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infecção/Desinfecção/Higienização/Esterilização

Um homem de 46 anos de idade está internado em uma clínica médica para tratamento de câncer no estômago, acompanhado de sua esposa. Seus sinais vitais são: 115 batimentos por minuto, 25 movimentos respiratórios por minuto, 36,5 ºC e pressão 154 mmHg × 88 mmHg. Está com ferida em um dos maléolos, extensa, aberta, com drenagem de secreção purulenta. Tem acesso venoso central, pela veia subclávia direita. Consegue ir ao banheiro somente com auxílio e toma banho sentado. Segundo a esposa, eles estão habituados a retirar todos os curativos dentro do chuveiro e a lavar bem as feridas. A dieta tem sido oferecida pela sonda nasogástrica, pois o paciente não consegue deglutir. Queixa-se de dor hipogástrica e ausência de micção, mesmo na presença de uma sonda de Foley, instalada há dois dias, com sistema de drenagem aberto. Sua ingesta hídrica foi normal durante todo o dia. Está prescrito um enema intestinal devido ao quadro de constipação.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados ao quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

As precauções padronizadas devem ser instituídas junto ao paciente, como, por exemplo, o uso de máscaras para a realização do curativo ou a lavagem das mãos antes e após a realização de cuidados.

Infecção hospitalar é definida como:

No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Todo material a ser encaminhado para a esterilização deve ser submetido a limpeza prévia, para a retirada da matéria orgânica.

No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Descontaminação é sinônimo de desinfecção. Nesse processo, podem ser utilizados agentes químicos como os desinfetantes à base de formaldeído, glutaraldeído ou hipoclorito de sódio.

No que se refere a tipos de processos de esterilização de produtos médico-hospitalares, julgue os itens subsequentes. A esterilização de pós e pomadas deve ser feita em estufas e em vapor saturado sob pressão (autoclaves).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis