Questões sobre Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, é INCORRETO afirmar que:

O Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) é um componente essencial na segurança assistencial e na proteção ambiental, sendo responsabilidade do enfermeiro a supervisão da segregação, armazenamento e descarte adequados. Considerando as boas práticas de gerenciamento dos resíduos e o papel do enfermeiro nesse processo, assinale a alternativa INCORRETA:

A RDC nº 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), pretende minimizar os riscos inerentes ao gerenciamento de resíduos no país no que diz respeito à saúde humana e animal, bem como à proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais renováveis. 


Tendo por base essa RDC, assinale a afirmativa correta sobre o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). 

A classificação de resíduos quanto à periculosidade é baseada nas instruções técnicas da ABNT que regula a classificação de resíduos sólidos. De acordo com essa norma, analise as asserções abaixo:

I - Os resíduos pertencentes à Classe I são denominados resíduos perigosos, como, por exemplo, resíduos contaminados com óleo.
II - Para que um resíduo seja classificado como perigoso (Classe I), de acordo com a ABNT, basta que ele apresente pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade ou reatividade.

Leia as asserções abaixo, marque a alternativa pertinente:

I - A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no país, sua concepção, o equacionamento da geração, do armazenamento, da coleta até a disposição final, têm sido um constante desafio colocado aos municípios e à sociedade. A existência de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos é fundamental para disciplinar a gestão integrada, contribuindo para mudança dos padrões de produção e consumo no país, melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida da população.
II - A preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente. A gestão integrada de resíduos deve priorizar de forma estrita o reaproveitamento dos resíduos, a fim de evitar os efeitos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis