Listagem de Questões sobre Geral
Com relação aos cuidados e conhecimentos específicos das convulsões, assinale a única assertiva correta.
As convulsões são consideradas como resultantes de distúrbios dos neurônios que produzem descargas elétricas anormais, recidivantes apesar de controladas.
O dano cerebral ocorre mesmo com convulsões de curta duração, havendo também perda da memória durante e por curto período de tempo após a sua ocorrência.
Durante a convulsão deve-se proteger a cabeça e colocar um lenço ou espátula na boca do paciente para evitar mordedura da língua.
Na convulsão é importante manter as vias aéreas permeáveis até que o paciente esteja completamente acordado e deve-se fornecer oxigênio no caso de cianose.
Durante a crise deve-se tentar conter o paciente para evitar fraturas e traumatismos.
A hemofilia é um distúrbio hemorrágico congênito, em geral hereditário. Sobre as descrições, manifestações clínicas e cuidados de enfermagem, assinale a única assertiva correta.
A hemofilia A é devida à deficiência da atividade do fator de coagulação IX, de menor incidência
Os dois tipos de hemofilia são hereditários pelo traço X, logo, quase todas as pessoas afetadas são homens.
Geralmente é diagnosticada na primeira infância, e a gravidade depende do nível plasmático do fator de coagulação envolvido.
É recomendada a administração de medicação, sempre que possível, por via oral, e, se necessário, preferir a via intramuscular à subcutânea.
Não existe restrição quanto ao uso de aspirina e seus derivados em crianças hemofílicas.
Acerca das doenças sexualmente transmissíveis (DST), assinale a única opção correta.
Não se pode afirmar que o surgimento da pílula anticoncepcional possa ser um dos fatores responsáveis pelo ressurgimento das DSTs.
A sífilis, a gonorréia, o herpes e a AIDS são DSTs que podem ser transmitidas durante a gravidez, mas raramente por meio do parto.
O vírus do HIV é transmitido através das vias sexual e sangüíneas de transmissão vertical, dos objetos perfuro-cortantes contaminados e da amamentação.
A sífilis congênita é transmitida da mãe ao feto apenas durante o último trimestre da gravidez.
Não existe vacinas para DSTs, e raramente uma pessoa pode ter uma mesma DST mais de uma vez.
Quanto ao conhecimento das características físicas e fisiológicas do recém-nascido, para a prestação de cuidados, assinale a opção correta.
O recém-nascido apresenta micção freqüente devido a pouca capacidade da bexiga, que, ao nascer, não contém urina, devendo a eliminação ser iniciada até em 24 horas.
A icterícia fisiológica pode surgir do segundo ao quarto dia de vida, sendo geralmente benigna e raramente auto-reversível.
A respiração do lactente é nasal, regular e predominantemente abdominal (diafragmática).
O trânsito gastrintestinal é lento pela imaturidade, sendo o leite materno ideal neste período, uma vez que a digestão é inicialmente limitada.
Inicialmente o perímetro cefálico é maior do que o torácico, invertendo-se posteriormente.
Com relação às alterações fisiológicas durante a gravidez, assinale a única assertiva incorreta.
Ocorre o aumento do volume sangüíneo em cerca de 30% do organismo e o aumento da pressão venosa nos membros inferiores
Ocorre uma elevação do diafragma pelo útero aumentado, causando diminuição da capacidade dos pulmões e aumento da freqüência respiratória.
Ocorre diminuição do peristaltismo com retardo no esvaziamento gástrico e no trânsito intestinal, provocando náuseas e constipação.
Ocorre hiperplasia e hipertrofia de todo o aparelho reprodutor feminino, bem como o aumento da vascularização na vagina e de sua coloração.
No rosto, às vezes aparecem manchas de cor castanha, chamadas cloasma e uma hiperpigmentação da pele
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}