Questões sobre Enfermagem em Centro Cirúrgico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Enfermagem em Centro Cirúrgico

Os procedimentos cirúrgicos podem ser classificados quanto à urgência cirúrgica, à finalidade do tratamento cirúrgico, ao porte cirúrgico, ao tempo de duração. Além desses, temos também o procedimento cirúrgico classificado quanto ao potencial de contaminação que são:
A – cirurgia limpa. B – cirurgia potencialmente contaminada. C – cirurgia contaminada. D – cirurgia infectada.
Definidos como: 
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa.
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota abundante.
( ) procedimento cirúrgico, geralmente eletivo, primariamente fechado, sem a presença de dreno, não traumático.
( ) procedimentos cirúrgicos realizados em qualquer tecido ou órgão que apresente processo infeccioso, tecido necrótico, corpos estranhos por exemplo.
A sequência que define corretamente cada classificação do procedimento cirúrgico quanto ao potencial de contaminação é:

O procedimento cirúrgico se realiza através de três operações fundamentais: a diérese dos tecidos, a hemostasia dos vasos sangrantes e a síntese que possibilita a cicatrização por primeira intenção. Para a execução de cada uma destas etapas utilizam-se instrumentos distintos e necessita-se de ordem e método para permitir ao cirurgião executar o procedimento com precisão e rapidez. Observe as imagens dos instrumentais enumerados de 1 a 6: 
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: MORIYA et. Al. FUNDAMENTOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA - 3ª Parte. Capítulo II
Todos esses instrumentais cirúrgicos são utilizados na etapa de diérese que consiste na divulsão dos tecidos e permite a exposição dos órgãos e estruturas afetadas, utilizando-se bisturis, tesouras e ruginas e cada um deles possuem um nome.
A opção que contém o número referente ao instrumental bisturi é:

O período pré-operatório mediato consiste na assistência prestada ao paciente em vigência de cirurgias eletivas e compreende o período desde a internação até as 24 horas antes da cirurgia.

No atendimento à vítima de trauma abdominal com evisceração, deve-se manter o posicionamento adequado do paciente, não reintroduzir as vísceras; colocar compressas umedecidas com soro fisiológico; e realizar curativo compressivo. O tratamento definitivo para reposição dessas vísceras é realizado por meio de ato cirúrgico. 

A exérese é o tempo cirúrgico correspondente à separação dos planos anatômicos ou tecidos para abordagem de um órgão ou cavidade, através do rompimento da continuidade dos tecidos. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis