Questões sobre Enfermagem Cirúrgica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Enfermagem Cirúrgica

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. No pré-operatório imediato, mostrava-se ansiosa e agressiva, chamando a equipe a toda hora, querendo esclarecimentos quanto à cirurgia. Durante a cirurgia, na fase de aproximação das bordas da ferida para a realização da sutura, houve perda de muito sangue, sendo feitas reposições com soluções intravenosas. No pós-operatório, apresentou náuseas e dificuldades respiratórias.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

O período do pré-operatório imediato é aquele no qual o paciente se submete aos exames que auxiliarão na confirmação do diagnóstico, abrangendo desde a indicação da cirurgia até o dia anterior à mesma.

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

A colostomia e os drenos de Penrose exigem cuidados redobrados com os aspectos ligados à pele do paciente, especialmente por se tratar de paciente idoso. Para isso, deve-se dar atenção à limpeza e ao ajuste da bolsa de colostomia, bem como à troca do curativo dos drenos a fim de diminuir o risco de lesões próximas ao estoma e observar as características das secreções drenadas.

A infecção hospitalar constitui risco para os usuários dos hospitais e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de profissionais na assistência ao doente. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação.

Uma paciente, admitida em uma clínica cirúrgica para submeter-se a correção plástica de mama, foi submetida à cateterização vesical de demora durante o intra-operatório. No dia seguinte, a sonda já havia sido retirada. No terceiro dia de internação, a paciente apresentou febre, ardor ao urinar e dor na região suprapúbica, sendo evidenciada infecção urinária.

Nessa situação, não se pode afirmar que se trata de uma infecção hospitalar.

A infecção hospitalar constitui risco para os usuários dos hospitais e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de profissionais na assistência ao doente. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

As cirurgias em que ocorra penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa podem ser classificadas como cirurgias contaminadas.

A participação do técnico de enfermagem no pré e pós-operatório é fundamental. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No pré-operatório, é importante que o paciente seja orientado sobre os procedimentos a serem realizados, utilizando-se linguagem acessível e enfatizando-se a importância de sua colaboração.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis