Listagem de Questões sobre Doenças
Julgue os itens subseqüentes que tratam da cadeia de transmissão dos agentes infecciosos.
Ectoparasitos, como os piolhos e carrapatos, são agentes infecciosos que não penetram no hospedeiro, mas vivem na superfície de seu corpo.
Na cadeia de transmissão da febre amarela, o vetor é um mosquito.
A leishmaniose tegumentar americana é uma doença parasitária que tem como hospedeiro o homem, e como agente causador um protozoário do gênero Leshmania. A doença é transmitida ao homem por meio da picada de um inseto, o vetor flebotomíneo, que teve como possível reservatório um homem infectado, um cão ou um eqüino.
Assinale abaixo a alternativa correta baseando-se na recomendação do Ministério da Saúde, quanto ao esquema medicamentoso a ser utilizado nos casos novos de todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar.
Primeira fase: 1 mês de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 5 meses de rifampicina e isoniazida.
Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 4 meses de rifampicina e isoniazida.
Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 4 meses de etambutol e rifampicina.
Primeira fase: 2 meses de rifampicina, isoniazida e estreptomicina e Segunda fase: 4 meses de rifampicina e etionamida.
Primeira fase: 1 mês de estreptomocina, isoniazida e pirazinamida e Segunda fase: 5 meses de rifampicina e isoniazida.
Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por vírus RNA da família Flaviviridae, é predominante em região intertropical e sua forma mais grave é a hemorrágica. Assinale a alternativa correta sobre a dengue.
A dengue hemorrágica é decorrente de vasculite generalizada mediada por mecanismos auto-imunes dependentes da infecção por um segundo sorotipo em indivíduo que já apresentou a doença no passado.
A manifestação clínica da doença independe da idade ou sexo, entretanto o início dos sintomas é mais abrupto em crianças e a convalescença é mais prolongada entre os adultos.
A síndrome do desconforto respiratório pode estar presente na forma hemorrágica da doença e consiste em uma morbidade associada de fácil controle quando o exsudato alveolar é aspirado continuamente.
O diagnóstico diferencial compreende, no caso da dengue clássica, outras infecções virais e bacterianas agudas como sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, malária e arboviroses.
A profilaxia da doença baseia-se em medidas de saúde pública e educação; dedetização interna das residências tem se mostrado menos eficiente quando comparada à aspersão de inseticidas a ultrabaixo volume em regiões de risco.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}