Questões sobre Doenças

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à doença meningocócica.

( ) O principal transmissor é o portador sintomático, sendo transmitida através de gotículas das secreções da nasofaringe.

( ) O período de transmissibilidade é curto, dura enquanto houver o agente na nasofaringe. Em geral, após 24 horas de antibioticoterapia o meningococo já desapareceu da orofaringe.

( ) Pode apresentar, dentre outras complicações: necroses profundas com perda de tecido nas áreas externas, surdez, artrite, miocardite, pericardite, paralisias, abscesso cerebral e hidrocefalia.

( ) É uma doença de notificação compulsória, sendo considerado caso suspeito todo paciente com febre, cefaleia, vômitos, rigidez de nuca, sonolência e convulsões. Os menores de um ano não apresentam rigidez de nuca, somente abaulamento da fontanela.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao dengue.

( ) A primeira manifestação é a febre alta (39 a 40°C) associada à cefaleia, artralgia, adinamia, dor retro-orbitária com presença ou não de exantema e/ou prurido.

( ) O período de incubação é de 15 a 30 dias, sendo em média de 20 dias.

( ) A sorologia é utilizada para a detecção dos anticorpos antidengue e pode ser solicitada a partir do 6o dia do aparecimento dos sintomas.

( ) A prova do laço deve ser realizada em todos os casos suspeitos de dengue, durante o exame físico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A tuberculose (TB) ativa em pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) é a condição de maior impacto na mortalidade por aids e por TB no país.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Entre as diretrizes do Ministério da Saúde para controle da coinfecção TB-HIV, destaca-se a testagem oportuna para HIV para todos os portadores de TB, por meio do teste rápido.

( ) O Ministério da Saúde recomenda, como diretriz nacional, o diagnóstico precoce da tuberculose, o tratamento da TB ativa e da infecção latente e o início oportuno da terapia antirretroviral.

( ) A tuberculose não precisa ser investigada em todas as consultas de PVHA; assim, não é necessário questionar sobre a existência de um dos quatro sintomas: febre, tosse, sudorese noturna e emagrecimento.

( ) Todas as pessoas que vivem com HIV/Aids com TB ativa devem iniciar terapia antirretroviral, independentemente da forma clínica da tuberculose e da contagem de linfócitos T-CD4+.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as afirmativas abaixo com relação à Hepatite B.

1. Os portadores e doentes devem ser orientados a usar preservativos nas relações sexuais, não doar sangue, não compartilhar seringas e agulhas descartáveis.

2. O esquema básico de vacinação é de duas doses, sendo que o intervalo entre a primeira e a segunda é de 1 mês.

3. Todos os casos suspeitos e confirmados devem ser notificados e investigados.

4. Não existe tratamento específico para a forma aguda, mas o paciente deve ser submetido a uma dieta rígida com baixo teor de gordura.

5. A ingestão de álcool deve ser suspensa por no mínimo 6 meses, preferencialmente por um ano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Recentemente acompanhamos no litoral do Estado de Santa Catarina o aparecimento da doença de Chagas por ingestão de caldo de cana. Em relação a esta doença é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis