Questões sobre Bioética e Legislação Profissional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bioética e Legislação Profissional

Em relação à auditoria em enfermagem, leia as frases abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. É a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente pela análise dos prontuários e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõem a conta hospitalar cobrada.

II. Pode ser entendida como uma avaliação sistemática da assistência de enfermagem, verificada por meio das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições destes.

III. O objetivo da auditoria de enfermagem é, essencialmente, a fiscalização da assistência que o profissional de enfermagem se propõe a oferecer à comunidade, ou que tem por obrigação social oferecer.

IV. A auditoria de enfermagem é realizada em hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde, exceto em ambulatórios e home care.

Considerando os conceitos do processo de auditoria, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É um processo sistemático, estruturado em duas etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria e a sua execução, podendo ou não ser elaborado relatório final.

( ) É um processo documentado, pois todos os seus procedimentos e produtos (papéis de trabalho, relatórios) devem ser registrados, segundo determinados padrões, de modo a assegurar sua revisão e a organização das constatações e evidências obtidas.

( ) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor.

( ) É um processo de avaliação objetiva, significando que na execução de suas atividades, o auditor se apoiará em fatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.

Maria, adolescente com quatorze anos de idade, que foi abandonada pelo namorado por estar grávida, deixou de frequentar a escola e foi expulsa de casa pelos próprios pais, tendo sido acolhida pelos avós, que moram com dois filhos (tios de Maria). Ela não se sentia preparada para cuidar de um bebê e não sabia que fazer. Essa nova casa, com renda familiar menor que dois salários mínimos, é alugada e localiza-se em um bairro com inadequado saneamento básico, com baixa oferta de serviços sociais e culturais, com população de 6.000 habitantes, mas que conta com uma escola de ensino fundamental e outra de ensino médio e com a cobertura de uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF), na qual os profissionais de saúde têm carga horária de quarenta horas semanais.

Julgue os seguintes itens, relativos a essa situação hipotética, à organização dos serviços de enfermagem e aos modelos de atenção à saúde visando o princípio da promoção e equidade em saúde.

Na situação considerada, Maria deve receber a atenção da equipe da ESF, cabendo aos profissionais de enfermagem, conforme o respectivo código de ética, a responsabilidade e o dever de respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito de Maria ou de seu representante legal de tomar decisões sobre sua saúde, seu tratamento, conforto e bem-estar.

No que se refere a políticas públicas de saúde e sua evolução histórica e aos preceitos éticos e profissionais para o trabalho do enfermeiro como educador em saúde, julgue os itens a seguir. É princípio ético fundamental do enfermeiro em ambiente escolar promover a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

Ato normativo, aprovado pela administração superior da organização de saúde, de caráter flexível, e que contém diretrizes básicas para o funcionamento do serviço de enfermagem, refere-se

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis