Questões sobre Administração em Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Administração em Enfermagem

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue os itens seguintes. O dimensionamento do quadro de profissionais da enfermagem nas unidades de internação considera os tipos de cuidados exigidos pelos pacientes. Os pacientes de cuidados intermediários são os que necessitam de cuidados durante as 24 h do dia, sendo 4 h de enfermagem; e recomenda-se que pelo menos 20% do efetivo sejam os enfermeiros e os demais, técnicos ou auxiliares.

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue os itens seguintes. O absenteísmo, por ter origem multifatorial, de responsabilidade tanto do profissional quanto institucional, não constitui caráter decisório no dimensionamento do pessoal de enfermagem, uma vez que, nesse quadro de pessoal, dada a diversidade de graus de formação, um profissional poderá facilmente suprir a falta de outro.

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue os itens seguintes. Na gestão da qualidade do serviço de enfermagem, os manuais de enfermagem fazem referência a indicadores que metrificam essa qualidade; por exemplo, o indicador índice de treinamento de profissionais de enfermagem mede o grau de treinamento e capacitação do profissional, desconsiderando-se, nesse caso, os cursos de formação profissional.

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue os itens seguintes. O turn over — a rotatividade de pessoal — em determinado período é a porcentagem da média aritmética de admissões e demissões com relação à quantidade de trabalhadores ativos; no cálculo do pessoal ativo, não se incluem os trabalhadores em gozo de férias nesse período.

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue os itens seguintes. Na prática, o líder deve ser comunicador e motivador. Na equipe de enfermagem, para que o enfermeiro seja considerado um líder, ele deve ter atitudes adequadas, objetivando resultados positivos, além de conhecimento (que conheça o que faz) e habilidades (que faça corretamente). Cabe ao gestor de pessoas encontrar o possuidor dessas qualidades.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis