Questões sobre Administração de medicamentos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Administração de medicamentos

Uma mulher de 22 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há seis anos e nefrite lúpica há um ano, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento do quadro de inchaço e diminuição do volume urinário. Nas últimas semanas, havia sido internada em decorrência de lesões cutâneas secundárias ao tratamento com dapsona. Durante a internação, iniciou quadro de dor e dificuldades de deglutição, sendo evidenciada esofagite por monília e herpes por endoscopia. O quadro evoluiu com náuseas, vômitos, fraqueza generalizada, dificuldades de deambulação e considerável perda de peso (9 kg). Os sinais vitais eram: temperatura de 36,4ºC, pulso de 88 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 146/122 mmHg, peso corporal de 40 kg, altura de 1,57 m, diurese de 300 mL/24 horas. Os exames laboratoriais indicaram uréia em 180 mg/dL, creatinina em 5 mg/dL, potássio sérico em 5,8 mol/L. O sumário de urina (EAS) mostrou proteinúria e hematúria.

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

No tratamento medicamentoso de indivíduos com LES, são indicados os antimaláricos e os glicocorticóides.

Um paciente de 76 anos de idade, emagrecido, acaba de retornar do centro cirúrgico após a realização de uma colecistectomia, onde foram administradas drogas para a anestesia: midazolam, vecurônio e fentanil. Na clínica, em sua admissão, apresentou dificuldades em acordar, mas respondeu à solicitação da enfermeira para virar-se e tossir. Ao mover-se, gemeu, como se estivesse com dor, o que levou a enfermeira a administrar 75 mg de meperidina intramuscular, seguindo a prescrição médica de medicação, se necessário. Veio do centro cirúrgico com sonda nasogástrica instalada. Mais tarde, os sinais vitais indicavam pressão arterial de 110/70 mmHg, pulso de 64 batimentos por minuto, respiração de 8 movimentos por minuto e temperatura de 35,3ºC. Ritmo e sons cardíacos estavam normais. Gases arteriais indicaram pH de 7,27; PO2 de 110 mmHg e PCO2 de 56 mmHg com oxigênio sob máscara a 40%. Sua pele apresentava-se pálida e fria ao toque e sua oximetria de pulso foi de 98%.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.

A meperidina é um potente analgésico que pode induzir, como efeitos adversos, sedação, euforia e confusão mental.

Tendo como base esse caso clínico, considere as seguintes afirmativas relacionadas ao uso do Carbonato de Lítio.

I O uso do carbonato de lítio deve ser acompanhado de cuidados especiais, devido ao seu potencial para intoxicação.

II O uso de lítio associado a diuréticos e antibióticos também requer um monitoramento especial.

III Acne, aumento do apetite, gosto metálico e náuseas são efeitos indesejados do uso do Carbonato de Lítio.

IV Em casos de intoxicação pelo uso do Carbonato de Lítio, no tratamento do Transtorno Bipolar, o haldol poderá ser usado para substituí-lo.

Em relação ao uso de Carbonato de Lítio, estão corretas as afirmativas

Um paciente tem diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e está prescrito sulfato de morfina. Esta medicação é indicada porque tem como ação:

Foi prescrito 500 mL de soro glicosado a 12% endovenoso a cada 6 horas. Dispomos apenas de soro glicosado a 5% em frasco de 500 mL. Para atender a prescrição, quantos gramas de glicose estão faltando no soro que dispomos e qual a velocidade de infusão, respectivamente?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis