Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Econômica e Economia Contemporânea

#Questão 916427 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Quadrix, 2023, IPREV-DF, Analista Previdenciário - Especialista em Investimentos

Quanto à economia brasileira, julgue o item.


Em 1953, diante do colapso cambial, o governo de Getúlio Vargas publicou a instrução 70 da Superintendência da moeda e do crédito (Sumoc), que introduziu as seguintes mudanças no sistema cambial brasileiro: (i) o restabelecimento do monopólio cambial do Banco Central; (ii) a extinção do controle quantitativo das importações e a instituição de leilões cambiais; e (iii) no âmbito das exportações, a substituição das taxas mistas por um sistema de gratificações incidentes sobre a taxa oficial.

A segunda metade da década de 1980 foi um período marcado pela implementação de vários planos heterodoxos e tentativas que visavam ao controle da inflação e à retomada do crescimento econômico. Sobre tais planos heterodoxos, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 916821 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, CESPE / CEBRASPE, 2023, PO-AL, Perito Criminal - Especialidade: Ciências Contábeis/Ciências Econômicas/Administração de Empresas

Com relação à economia brasileira e ao setor público brasileiro, julgue o seguinte item.
No Plano Cruzado, empregou-se o congelamento de preços a fim de se combater o que se entendia como a causa da inflação brasileira, a inércia inflacionária, tendo sido obtido relativo sucesso no início, porém sem resultados prósperos, em função das restrições na demanda da economia, embora houvesse oferta em excesso. 

A economia brasileira, em decorrência daquilo que os economistas nominaram de “processo de substituição de importações”, experimentou entre os anos 1930 até 1967 vários momentos econômicos distintos, sob os quais perpassaram diagnósticos e medidas econômicas com afã de criar um mercado interno que desse substância e estrutura a uma “economia de mercado” interna solidificada que proporcionasse geração de fluxos de crescimento virtuoso de renda e desenvolvimento econômico autônomos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O propósito do governo de Getúlio Vargas foi introduzir, durante o início da década de 50, a implementação dos departamentos 1 e 2 na economia brasileira, respectivamente a produção de bens e serviços (1) e bens de luxo (2) e como o projeto era de cunho “nacionalista” cria-se o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1952.
( ) A crise do café afugentava os capitais investidos na agricultura. Entretanto, parte capitais foi migrada para agricultura de exportação, em especial à algodoeira, uma vez que os preços destes foram mantidos durante a grande depressão econômica mundial.
( ) No governo de Juscelino Kubitschek foi utilizado amplamente o conceito de “planejamento” e um de seus lemas era “crescer 50 anos em 5” e, para tanto, seu governo utilizou-se de novos instrumentos econômicos como a programação linear, os modelos econométricos, as matrizes insumo-produto etc.
A sequência está correta em

#Questão 917401 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, FGV, 2023, CGE-SC, Auditor do Estado - Economia - Tarde (Conhecimentos Específicos)

“Assim, a partir dos anos 30 e especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, o sentido de intervenção do Estado Brasileiro passa a ser o de alterar o próprio modelo de desenvolvimento do país, buscando superar as características agroexportadoras de nossa economia e apoiando decididamente o processo de industrialização.”
Extraído de Gremaud, A. P.; Vasconcellos, M. A. S. de; Toneto Jr., R. Economia Brasileira Contemporânea. 8ª ed. 2017, p. 555. 
Assim, o papel do Estado produtor no cenário acima exposto foi o de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis