Questões sobre Estruturas de Mercado

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estruturas de Mercado

Em um mercado competitivo, surge a escassez do bem, e os vendedores precisam racionar o bem escasso entre o grande número de compradores potenciais, quando o Governo fixa um preço:

A microeconomia estuda o comportamento indi v i d u al dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui s ó l i d o fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Contrariamente ao q u e ocorre com empresas monopolistas, a curva de re ceita marginal de firmas que atuam em mercados competitivos situa-se abaixo da curva de receita média.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

O equilíbrio de Cournot, em mercados oligopolizados, presume que cada firma escolherá a quantidade a ser produzida supondo que as firmas rivais manterão constantes seus níveis de produção.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Empresas que operam em mercados monopolistas confrontam-se com uma curva de demanda, para o seu produto, perfeitamente elástica. Assim, essas firmas podem expandir suas vendas sem que seja necessário reduzir seus preços.

EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:

No oligopólio as decisões das empresas quanto a seus níveis de produção e preços são complexas pois, as tomadas de decisão, deverão levar em consideração as reações das empresas concorrentes. Esta é assim a razão das dificuldades de se elaborar uma Teoria Geral do Oligopólio. O que existem, tradicionalmente, são modelos que procuram explicar comportamentos estratégicos específicos. Um desses modelos é o de Cournot. Assim, é da essência desse modelo assumir que

I � as empresas do monopólio, simultaneamente, decidem sobre o nível da produção, considerando fixo o nível de produção do concorrente.

II- uma das empresas do monopólio, denominada líder é a primeira a determinar seu volume de produção.

III � os dois monopolistas concorrem por meio da escolha simultânea de preço.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis