COLUNA II ( ) Impossibilidade de aumento de pena, se o órgão acusador não apelar da sentença de primeira instância. ( ) Ocorre quando o próprio juiz que proferiu deve reanalisar o mérito do pedido. ( ) Transmissão de efeitos gerais, na situação da existência de dois réus, quando apenas um apresenta recurso, que é deferido. ( ) Reavaliação da questão combatida, mediante novo julgamento. ( ) Impede a eficácia da sentença sem a reanálise pelo segundo grau.
Direito Processual Penal
Habeas Corpus no Processo Penal
Meios Autônomos de Impugnação
Recursos Criminais
+
3
Ano:
2022
Banca:
FGV
Considerando o caso concreto no texto 1, caso o Ministério Público deseje suspender a audiência de instrução, debates e julgamento aprazada, enquanto aguarda o julgamento da sua pretensão recursal, evitando a duplicidade de instruções e oitivas, deverá se valer de:
Direito Processual Penal
Recursos Criminais
Apelação no Processo Penal
Efeitos dos Recursos Criminais
Ano:
2022
Banca:
CESPE / CEBRASPE
O MP ofereceu denúncia contra Álvaro, José e Marcos, atribuindo ao grupo a receptação de um celular furtado. O primeiro foi absolvido. Os dois últimos foram condenados. José foi intimado da sentença por oficial de justiça e informou que não tinha interesse em recorrer, antes mesmo de consultar o DP que o assistia. Este, por sua vez, interpôs apelação, alegando excesso na pena aplicada. A defesa de Marcos apelou, pleiteando a absolvição com fundamento na atipicidade da conduta, pois o referido telefone celular não era produto de crime. O MP também apresentou recurso.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Direito Processual Penal
Sentença e Coisa Julgada
Recursos Criminais
Apelação no Processo Penal
+
1
Ano:
2022
Banca:
TRF - 3ª REGIÃO
Tício foi denunciado por estelionato simples, em continuidade delitiva, tendo o Ministério Público deixado de oferecer a suspensão condicional do processo. Na sentença, a juíza afastou a continuidade e condenou o réu a uma pena definitiva de 1 ano de reclusão e 10 dias-multa. O Ministério Público apelou da sentença apenas para que fosse reconhecida a continuidade delitiva. Não houve recurso da defesa. Assinale a alternativa CORRETA:
Direito Processual Penal
Sentença e Coisa Julgada
Recursos Criminais
Efeitos dos Recursos Criminais
Ano:
2022
Banca:
TRF - 3ª REGIÃO
Mévio foi condenado por descaminho, por internalizar joias no Brasil sem o pagamento dos tributos devidos. Na dosimetria, na primeira fase, três circunstâncias judiciais foram valoradas negativamente: a culpabilidade, tendo em vista o alto poder aquisitivo do réu, a personalidade, por sua ganância e as consequências do delito, pois expressivo o valor das joias e tributos incidentes. A juíza fixou a pena-base no dobro do mínimo legal, isto é, em 2 anos de reclusão. Em sua apelação, Mévio requereu a fixação da pena-base no mínimo; o Ministério Público não recorreu. O Tribunal afastou as circunstâncias referentes à culpabilidade e à personalidade, mas manteve inalterada a pena-base, pois considerou expressivo e inusual o valor das joias apreendidas. Assinale a alternativa CORRETA:
Direito Processual Penal
Recursos Criminais
Recurso em sentido estrito
Efeitos dos Recursos Criminais
Ano:
2022
Banca:
FGV
Quanto à teoria geral dos recursos e os recursos em espécie no processo penal, segundo a doutrina e a jurisprudência dominante nos Tribunais Superiores, admite-se:
Direito Processual Penal
Habeas Corpus no Processo Penal
Meios Autônomos de Impugnação
Recursos Criminais
+
1
Ano:
2022
Banca:
FGV
De acordo com a doutrina e a jurisprudência dominante nos Tribunais Superiores, quanto aos recursos e às ações autônomas de impugnação, é correto afirmar que: