621 Q912614
Direito Constitucional Direitos Individuais
Ano: 2023
Banca: IBFC
A respeito dos direitos e garantias fundamentais insculpidos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise as afirmativas a seguir.
I. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
II. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no primeiro caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
III. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente...
622 Q912613
Direito Constitucional Organização Político-Administrativa do Estado
Ano: 2023
Banca: IBFC
A respeito da organização do estado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa correta.
623 Q912609
Direito Constitucional Ordem Social Educação, Cultura e Desporto
Ano: 2023
Banca: IBFC
A Constituição de 1988 destaca em seus artigos 216 e 216-A a relevância da cultura material e imaterial para a história e a vida do povo brasileiro. Estabelece o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura.
Assinale a alternativa que não descreva um dos princípios definidores do Sistema e do Plano Nacional de Cultura.
624 Q912605
Direito Constitucional Princípios Fundamentais da República
Ano: 2023
Banca: VUNESP
A respeito dos princípios fundamentais da Constituição da República de 1988, assinale a alternativa correta. 
625 Q912604
Direito Constitucional Direitos Sociais
Ano: 2023
Banca: VUNESP
Assinale a alternativa correta. Constitui um direito dos trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros,
626 Q912601
Direito Constitucional Direitos Políticos
Ano: 2023
Banca: FGV
Maria, estudante de direito, consultou seu professor a respeito da possibilidade de os militares participarem das eleições, votando ou concorrendo a cargos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo.
O professor respondeu corretamente que 
627 Q912600
Direito Constitucional Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Mandado de Segurança Ação Popular
Ano: 2023
Banca: FGV
Joana, vereadora do Município Alfa e ferrenha defensora do meio ambiente, tomou ciência de que, no dia anterior, uma indústria iniciara suas atividades no território municipal, o que ocorrera sem a prévia obtenção de licença das autoridades competentes e sem a adoção de quaisquer medidas destinadas à prevenção de danos ambientais. Em razão do potencial poluidor dessa atividade, que já começava a causar danos ambientais, Joana decidiu ajuizar a ação constitucional cabível para pleitear a interrupção da atividade e a reparação dos danos causados. 
A ação a ser ajuizada por Joana é
628 Q912598
Direito Constitucional Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado – Municípios Organização do Estado – Estados + 3
Ano: 2023
Banca: VUNESP
De acordo com a Constituição Federal, legislar sobre Seguridade Social, Previdência Social e propaganda comercial é, respectivamente, competência
629 Q912597
Direito Constitucional Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado – Municípios
Ano: 2023
Banca: VUNESP
A respeito dos Municípios, assinale a alternativa que está de acordo com o disposto na Constituição Federal.
630 Q912596
Direito Constitucional Poder Legislativo Tribunal de Contas da União (TCU) e Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária da União
Ano: 2023
Banca: VUNESP
Considere que Maria tem 30 (trinta) anos, título de mestre em contabilidade e há dez anos atua como diretora do Departamento Contábil de uma multinacional. Agora ela deseja se tornar ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). Com base na situação hipotética e no disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que Maria