161 Q869010
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FEPESE
É correto afirmar sobre o Conselho Nacional de Justiça.
162 Q869009
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FAUEL
Assinale a alternativa que indica direito constitucionalmente assegurado aos trabalhadores urbanos e rurais.
163 Q869008
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FAUEL
O art. 37, inciso X, da Constituição da República prevê que a remuneração dos servidores públicos só poderá ser fixada por lei específica, assegurada a revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices. A respeito do tema, conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é CORRETO afirmar que:
164 Q869007
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FAUEL
Acerca da disciplina constitucional dos municípios, assinale a alternativa INCORRETA.
165 Q869006
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FAUEL
O planejamento é uma das tarefas essenciais da gestão governamental. É por meio dele que se definem as estratégias para orientar o rumo que se deseja para o país e são definidas as prioridades do Governo. Como os recursos financeiros, organizacionais, informacionais e tecnológicos de um país são limitados, é preciso fazer escolhas. E o planejamento é um espaço político decisório no qual o governo decide, em resposta às demandas da sociedade, quais políticas públicas serão implementadas para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades. De acordo com o modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público no Brasil definido na Constituição Federal de 1988, considere:
I - O Plano Plurianual (PPA) é um planejamento de médio prazo, que define as estratégias, diretrizes e metas do Gover...
166 Q869005
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FACET Concursos
São condições de elegibilidade, na forma da lei, exceto:
167 Q869004
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FACET Concursos
Fernando, em pleno gozo de seus direitos políticos, com 30 anos de idade, decidiu se candidatar ao cargo de Senador da República pelo Estado da Paraíba. Por conta de suas convicções filosóficas, Fernando afirmou em uma entrevista numa rádio de João Pessoa, que não se filiaria a nenhum partido político, por ter incompatibilidade ideológica com todos, afirmando ainda, que este é o diferencial de sua campanha. Com base no relato acima, Fernando:
168 Q869003
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FACET Concursos
Em seu artigo 2º, a Constituição Federal de 1988 notadamente adotou o modelo de tripartição dos poderes, sendo estes o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, sendo tais poderes harmônicos e sem sobreposição de um em detrimento do outro. Segundo a doutrina, o mecanismo de garantia de harmonia entre os poderes, que consiste na ideia do controle do poder pelo próprio poder é:
169 Q869002
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FACET Concursos
A Constituição Federal (CF) do Brasil garante que A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Sendo assim, analise as assertivas a seguir:
I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III. Participação da comunidade.
São diretrizes pautadas na CF de acordo com o artigo 198:
170 Q869001
Direito Constitucional
Ano: 2020
Banca: FACET Concursos
Conforme a organização político-administrativa constitucionalmente prevista, compete aos Municípios, EXCETO: