Questões sobre Linguagem, Suporte e Tecnologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem, Suporte e Tecnologia

“Embora tenha sua origem na linguística, o estudo das dimensões semióticas da linguagem pode, por analogias, ser aplicado ao campo do design. (…) e pode ser utilizado como uma técnica complementar à técnica de análise de conteúdo, uma vez que nos debruçamos sobre um conjunto de mensagens (compostas por signos não verbais) para compreendê-las.” (MATTOS; BRAIDA; NOJIMA, 2016)
Relacione as imagens da coluna 1 com suas respectivas descrições na coluna 2, considerando a teoria semiótica peirceana.

Coluna 1 Imagens
Imagem associada para resolução da questão

Coluna 2 Descrição

( ) Ícone é assemelhado ao objeto, existe sem a necessidade direta.
( ) Símbolo é um signo que existe através de uma regra, convencional ou não.
( ) Índice é um signo que se aproxima através de alguma ligação com a existência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A imagem abaixo ilustra a fonte “Brasilêro” do designer Crystian Cruz, uma tentativa de transposição da tipografia vernacular, produzida por tradicionais oficinas de pintura, para a tipografia digital.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa correta relacionando o texto e a imagem acima com a tipografia no Brasil.

Analise os períodos abaixo e identifique a sequencia cronológica das afirmativas com relação às origens e à evolução da tipografia moderna e pós-moderna.
Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que indica a sequência cronológica correta dos períodos, em ordem crescente do mais antigo, ao mais recente.

A tecnologia digital facilitou o trabalho do designer com a disponibilização de bancos de diversas fontes tipográficas. Cabe ao designer o bom emprego das fontes, assim como seu arranjo equilibrado em textos para garantir uma comunicação eficaz nas suas peças gráficas. Nesse sentido, a tipologia é indispensável para estabelecer critérios práticos de composição que possam servir na elaboração eficaz do trabalho cotidiano do designer gráfico.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. As fontes com serifas, originárias das letras humanistas, são letras de fácil leitura em texto impresso, ao passo que as letras sem serifas, originárias de fontes do século XIX e difundidas no século XX, são mais adequadas a trechos mais curtos de texto ou títulos, visto que a serifa tem um papel de unir visualmente as letras e facilitar a fluidez da leitura.
2. O texto pode exprimir visualmente uma atmosfera ou caráter: pode-se dar destaque com recuos em linhas isoladamente; dar destaque em negrito (peso) em uma palavra no meio do texto para facilitar a leitura; aumentar o espacejamento entre as versais para enobrecê-las ou ainda, pode-se escolher uma fonte humanista com serifa para um uso despojado e uma fonte tipo display para dar caráter formal em um documento de uma instituição pública, por exemplo.
3. As fontes tipo display, originárias das fontes “mostruosas ou gordas” do século XIX, são mais eficientes quando lidas à distância; portanto, podem ser empregadas para anúncios publicitários ou criações de logotipos.
4. As fontes manuscritas, que se assemelham à escrita à mão, vêm sendo empregadas em usos comerciais: “as fontes manuscritas criam percepções de presença humana, o que leva a avaliações mais favoráveis do produto (e comportamento), aumentando o vínculo emocional entre o consumidor e o produto.”

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Sobre os processos de revelação e impressão fotográfica, “falar de laboratório em plena era digital talvez soe como algo ultrapassado”, mas “os laboratórios se atualizaram, se digitalizaram e, além de continuarem executando os antigos trabalhos de revelação e ampliação, agora executam uma gama enorme de serviços voltados à era digital”, de acordo com Cesar e Piovan (2007).
Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.

1. A revelação de um filme fotográfico deve ser feita em ambiente totalmente escuro.
2. A cópia em papel fotográfico P&B pode ser feita em um local com luz vermelha.
3. No processo de revelação de filmes e papéis fotográficos necessita-se apenas do químico revelador.
4. A cópia de contato é a colocação dos negativos sobre o papel fotográfico sem ampliação.
5. Diferente da impressão, a revelação é um processo fotoquímico, composto por várias etapas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis