Questões de Design Gráfico do ano 2023

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Listagem de Questões de Design Gráfico do ano 2023

#Questão 906353 - Design Gráfico, Projetos, Processos e Conceitos em Design, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual I - Designer de Produtos Digitais

Sobre métodos de design, Peter Phillips, em seu livro “Briefing: a gestão do projeto de design”, ressalta a importância do documento de briefing:

O processo de elaboração do briefing de design garante a participação de todas as pessoas chaves, registrando-se todas as informações importantes e atualizadas. Garantindo-se uma unanimidade sobre os pontos essenciais, logo no início, mudanças posteriores no projeto tornam-se mínimas.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2010. p. 28


Sobre os elementos do briefing em um projeto de design, é CORRETO afirmar:

#Questão 906354 - Design Gráfico, Linguagem, Suporte e Tecnologia, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual I - Designer de Produtos Digitais

O trecho abaixo foi retirado do livro “Elementos de semiótica aplicados ao design”, escrito por Lucy Niemeyer. Leia-o com atenção.

O código é o conjunto de signos que compõem a mensagem, perceptíveis ao receptor. O substrato, o meio pelo qual a mensagem é enviada se chama canal. O Gerador é responsável pela escolha das estratégias - código, mensagem e canal para se comunicar, mas o repertório do Interpretador será o fator determinante para que os objetivos do processo comunicadonal sejam atingidos. Portanto, é necessário que o Gerador elabore a sua mensagem de modo que os elementos ao passarem por um processo perceptivo do Interpretador tenham repercussão consistente com aquela visada pelo Gerador. Quanto mais o Gerador tem conhecimentos do repertório do Interpretador (e os aplica) maior será a possibilidade de êxito de seu propósito comunicadonal.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2006. p. 29.


Sobre a aplicação da Semiótica ao processo de design mencionado no trecho acima, leia os itens a seguir.


I. Para projetar ou produzir algo, o Gerador vai lançar mão de um conhecimento que pode acessar dos âmbitos tecnológico e/ou cultural.


II. O Interpretador de um produto não é só o indivíduo único. Ele é multiplicável em vários sujeitos, usuários, consumidores ou não, meros espectadores de uma ocorrência.


III. A Mensagem tem como objetivos, em primeiro lugar, fazer crer e, em segundo lugar, levar o Interpretador a fazer algo (ou seja: tomar uma decisão).


É CORRETO o que se afirma em: 

#Questão 906355 - Design Gráfico, Linguagem, Suporte e Tecnologia, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual I - Designer de Produtos Digitais

Analise as representações a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A descrição CORRETA das representações indicadas de 1 a 4 é:

#Questão 906356 - Design Gráfico, Linguagem, Suporte e Tecnologia, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual I - Designer de Produtos Digitais

Leia o trecho a seguir, adaptado do livro “Pensar com tipos”, de Ellen Lupton.

Um sistema básico de classificação de tipos foi concebido no século 19, quando a indústria gráfica buscava identificar uma herança para seu próprio ofício análoga à da história da arte. [...] Desde então, historiadores e críticos da tipografia propuseram esquemas mais refinados que tentam capturar melhor a diversidade das formas das letras. Designers nos séculos 20 e 21 continuaram a criar novos tipos de letra com base em características históricas.

Adaptado de: LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores editores e estudantes. São Paulo: Olhares, 2021.

Sobre classificação dos tipos, é CORRETO afirmar:

#Questão 906357 - Design Gráfico, Linguagem, Suporte e Tecnologia, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Programador Visual I - Designer de Produtos Digitais

A criação de paletas e combinações de cores deve levar em conta vários aspectos. Um deles é cultural e leva em conta tendências globais de comportamento. Anualmente, a empresa Pantone elege uma cor que busca resumir um sentimento global, ao mesmo tempo que propõe apontar esta tendência.

Sobre o assunto, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, diz:


“A Cor do Ano Pantone reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”.

Fonte: https://www.pantone.com.br/cor-do-ano-2022


Entendendo que as cores refletem comportamentos e têm relação com interpretações culturais, sobre composição de cores e seus impactos nas pessoas, é CORRETO afirmar:

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