Questões de Dança

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Dança

Na cultura local e regional, as manifestações de arte coexistem com produtos da cultura de massa. A identidade de um povo é formada por uma grande quantidade de formas de expressão que se influenciam mutuamente. Com referência ao teatro e à cultura local e regional, julgue os itens subseqüentes. Quando apareceu no Brasil, o lundu, uma dança de origem africana, foi proibida pela corte portuguesa por ser uma dança carregada de sensualismo.

Na cultura local e regional, as manifestações de arte coexistem com produtos da cultura de massa. A identidade de um povo é formada por uma grande quantidade de formas de expressão que se influenciam mutuamente. Com referência ao teatro e à cultura local e regional, julgue os itens subseqüentes. A indumentária da dança siriá, basicamente, é a mesma do carimbó, porém os participantes costumam usar sapatos diversificados, isto é, com salto alto, médio, ou, simplesmente, baixos.

Na cultura local e regional, as manifestações de arte coexistem com produtos da cultura de massa. A identidade de um povo é formada por uma grande quantidade de formas de expressão que se influenciam mutuamente. Com referência ao teatro e à cultura local e regional, julgue os itens subseqüentes. O retumbão, festividade em devoção a São Benedito, é apresentado preferencialmente no período entre 25 de dezembro e 6 de janeiro. Um dos símbolos dessa dança é a Capitoa, sempre a mais velha do grupo, carrega na mão um bastão dourado, símbolo da sua autoridade.

A dança surgiu com o homem e cresceu com ele, foi a primeira manifestação pela qual ele entrava em contato com as forças da natureza, com os deuses, com outras pessoas e consigo mesmo (NANNI, 2005). A prática da dança na escola é uma forma de resgatar a percepção das crianças e dos adolescentes, a partir da ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, da mente e das emoções por meio do contato corporal. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A dança, como arte, tem como propósito o desenvolvimento unicamente artístico do aluno, mas sempre oportunizando experiência motora e analisando as ações humanas, propiciando o desenvolvimento artístico e expressivo que é o fundamento da criação estética.

( ) A atividade da dança na escola pode desenvolver, na criança, a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.

( ) A dança, assim como é proposta pela área de arte, tem, como propósito, o desenvolvimento integrado do aluno. A experiência motora permite observar e analisar as ações humanas propiciando o desenvolvimento expressivo que é o fundamento da criação estética.

( ) A dança tem que ser desenvolvida na escola com espírito único de investigação artística, para que a criança tome consciência da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação de espetáculo.

( ) O aluno deve observar e apreciar as atividades de dança realizadas por outros (colegas e adultos) para desenvolver seu olhar, fruição, sensibilidade e capacidade analítica, estabelecendo opiniões próprias.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis