Questões de Contabilidade de Custos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade de Custos

A Legislação Contábil aplicada ao Setor Público constitui-se basicamente da Lei n.o 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro, das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público (NBC TSP), do Conselho Federal de Contabilidade e do Manual de Contabilidade Aplicável ao Setor Público, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com essa legislação, julgue o item.


O custeio por absorção consiste na apropriação dos custos (diretos, indiretos, variáveis e fixos) utilizados no processo de produção, para o resultado do exercício, quando da venda, sendo que os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos respectivos estoques. 

Produção conjunta é aquela que tem um fluxo conjunto de produção e custos até o ponto de separação, que dá origem a vários produtos individuais e identificados, chamados de coprodutos ou subprodutos, de acordo com sua importância comercial.

Nesse enfoque da produção conjunta de coprodutos, a indústria ISZ, que tem produção conjunta, fez as seguintes anotações sobre a produção dos 4 coprodutos, possíveis de produção no mesmo período produtivo:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se que a indústria ISZ apropria os custos conjuntos aos coprodutos, pelo método da igualdade do lucro bruto, o custo unitário do produto AD, em reais, é

Na literatura da contabilidade de custos, há correntes com argumentos, tanto favoráveis ao custeio por absorção quanto ao custeio variável, com igual intensidade.

Na prática, o custeio por absorção tem maior aplicabilidade no custeio para a formação dos estoques, enquanto o custeio variável é mais direcionado para as tratativas gerenciais.

Considerando as características técnico-conceituais dos dois métodos, analise as anotações feitas pela indústria TT, referentes, somente, a um dos produtos de sua linha.


Comissão sobre as vendas, unitária                                 3,00

Custo unitário de produção, custeio por absorção         43,00

Custo unitário de produção, custeio variável                  35,00

Preço de venda unitário                                                  60,00

Quantidade de unidades produzidas                           200.000

Quantidade de unidades vendidas                              180.000


Pelas informações recebidas, exclusivamente, o resultado do período da indústria TT, que adota o custeio variável para custear o produto, em reais, é

No que se refere à contabilidade de custos, julgue o item.


As embalagens adquiridas prontas, de terceiros, constituem custos de transformação, ao passo que as produzidas internamente são custos primários.

No que se refere à contabilidade de custos, julgue o item.


O rateio dos custos indiretos, relativos aos departamentos de serviços, pode resultar em um processo de alocação reflexiva, quando um departamento que distribui seus custos tem um retorno de custos de outro(s) departamento(s) de serviços.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis