Questões sobre Manutenção Elétrica de Usina

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Quando existe a necessidade de fazer a pilotagem (mudança de posição) de uma válvula hidráulica ou pneumática à distância, utiliza-se comumente um dispositivo composto de uma bobina eletromagnética que, quando energizada, gera um campo magnético que atrai elementos ferrosos, comportando-se como imã permanente.

Esta bobina é enrolada no magneto fixo e este conjunto é fixado à carcaça da válvula, seja ela hidráulica ou pneumática (eletroválvula). O magneto móvel é fixado diretamente na extremidade de seu carretel. No momento em que a corrente elétrica percorre a bobina, é gerado um campo magnético que atrai os magnetos e empurra o carretel da válvula na direção oposta à do solenoide que foi energizado, mudando a posição do carretel no interior da válvula e provocando a sua abertura ou fechamento.

Este dispositivo recebe o nome de

Considere a figura abaixo.

Considerando a perspectiva Isométrica acima, e assumindo os furos e rasgos retangulares como passantes, a vista de planta (como indicado pela seta) desta peça será representada pela figura:

Um motor de 4 polos, frequência de 60 Hz e rotação de 1.200 rpm precisa acionar uma carga com conjugado de 10 N.m utilizando acoplamento por polia com correia em V (escorregamento 98%). A potência mínima desse motor deve ser

Dado: Rotação Nominal do Motor (Nn) = 1.800 rpm

As duas polias do esquema abaixo estão ligadas por correias de Diâmetros d1 e d2 (assumir escorregamento desprezível).

Sabendo que a primeira polia (1) possui frequência de 80 rpm, a frequência da polia (2) e a velocidade linear da correia serão, respectivamente, iguais a

O acoplamento adequado para uma laminadora acionada por um motor de combustão interna com 15 CV e 1432 rpm, que opera 16 horas por dia, deve suportar o torque mínimo de

Dados: Fc = 3,6

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