Questões sobre Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura

Clarice Lispector é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Em 2020 faria 100 anos de idade se estivesse viva. Apesar de ter sido aclamada no Brasil, Clarice não nasceu em solo brasileiro. Marque a alternativa que apresenta o país onde nasceu Clarice Lispector.

Leia a descrição a seguir e marque a alternativa que identifica o escritor de quem se trata. “Trata-se de um escritor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é “O Sítio do Picapau Amarelo”. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café”. (Portal Toda Matéria, com adaptações)

Considere a análise a seguir, a respeito da identidade cultural brasileira, e marque a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente a lacuna. “É devido à __________ no Brasil que é possível dizer que nosso país possui uma identidade cultural muito variada. Na verdade, parece uma tarefa muito complexa definir um perfil para a população brasileira, já que existe no país uma multiplicidade de costumes, crenças e até mesmo de fisionomias”. (Portal Estudo Prático, 17/06/2019, com adaptações).

Em maio de 2019, a morte do gênio italiano, Leonardo Da Vinci, completou 500 anos. Da Vinci era multidisciplinar e possuía conhecimentos em diversas áreas como artes, engenharia, matemática e anatomia, o que fez com que se tornasse famoso à época e que sua fama percorresse os séculos. Da Vinci fazia anotações dos seus estudos em cadernos, com os resultados de suas observações, tomando notas precisas, o que gerou uma obra de doze volumes sobre variados temas. Qual o nome desta compilação de anotações de Da Vinci?

#Questão 880900 - Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Médico 2020 - Médico Veterinário 2020 - Auditor Fiscal 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

Leia as seguintes matérias jornalísticas:
?MEMÓRIA – Poucas cantoras conciliaram no Brasil popularidade e rigor estilístico (16 de julho de 1920 – 7 de maio de 1990). Nascida há 100 anos na cidade do Rio de Janeiro (RJ), (...) popularizada em 1950 com a gravação da então inédita Canção de amor (Elano de Paula e Chocolate), cantou de Ary Barroso (1903 – 1964) a Villa-Lobos (1887 – 1959) com a mesma maestria. (...) Que o Brasil celebre essa grandeza ao longo de 2020. (Texto adaptado. Fonte: g1.globo.com, de 01/01/2020).
'A Divina' – Cantora marcou gerações e se consagrou como uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira. (Fonte: Jornal O Globo, de 12/07/2020).
(...) Aos poucos, a carreira foi deslanchando. Tornou-se a noiva do samba-canção, e abriu as portas para a Bossa Nova ao gravar o LP “Canção do Amor Demais”, em 1958, cantando composições de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, com João Gilberto ao violão em duas faixas. Entre elas, o marco zero do movimento, “Chega de Saudade”. (Texto adaptado. Fonte: hypeness.com.br).
“Nascida em 16 de julho de 1920 no Rio de Janeiro, era filha do seresteiro, e desde cedo, teve contato com a música nas apresentações do pai. Em 7 de maio de 1990, aos 69 anos, ela falece em Botafogo, após três anos de luta contra o câncer.” (Texto adaptado. Fonte: Radios.ebc.com.br, de 12/07/2020).

Os textos acima se referem ao centenário da cantora brasileira:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis