Questões sobre Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem por objetivo

Leia atentamente a opinião jornalística a seguir, veiculada em novembro de 2019, e marque a alternativa que contém o nome que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
“No feriado da República, o atual ministro da Educação, _____________, pôs-se a defender a monarquia em suas redes sociais. A Constituição não o proíbe de ter a opinião que for para as formas de governo. Em se tratando de um ministro de Estado, no entanto, manifestar predileção pela monarquia é, no mínimo, uma conduta inapropriada. Acometido por algo próximo de um 'surto antirrepublicano', ele chegou a classificar como 'infâmia' a proclamação de 15 de novembro de 1889 ”. (Fonte: Estadão, 19/11/19, com adaptações).

Analise este gráfico.



Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2019.


Os dados do boletim Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil do IBGE, publicado em 13 de novembro de 2019, indicam, sobre as taxas de frequência escolar, que


Vivemos um estado de superinformação constante, em que a tomada de conhecimento se potencializa, mas a adoção de sentido se torna mais complexa. Nesse contexto, as redes sociais, mídias e internet têm papel fundamental nesse processo de tomada de consciência de um acontecimento. Nas redes sociais, devemos considerar o aspecto interacional entre os diferentes sujeitos que leem e compartilham determinada notícia. Trata-se de um espaço em que os indivíduos passam a ser protagonistas da história virtualizada. Diante desse quadro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Cabe ao(à) professor(a) inserir as diversas reverberações do acontecimento ambientadas virtualmente na difícil realidade escolar brasileira. II. O domínio das noções de fatos históricos, sujeitos históricos e tempos históricos é fundamental para que o(a) professor(a) desenvolva a competência de fazer uma contextualização sociocultural dos variados temas abordados pela disciplina na sala de aula. III. É fundamental que o(a) professor(a) perceba que a cultura constitui propriedade de certas especialidades profissionais, é estável e definida por um código aceito por todos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam para a importância do uso de fontes históricas em sala de aula. A respeito da temática, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis