Questões de Conhecimentos Gerais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Gerais

Em 10 de junho de 2020, a morte do poeta português completou 440 anos – “Escritor que deixa leitores atordoados-vidrados há mais de quatro séculos. Ele tem que ser visto, segundo professores de literatura, mais do que um cânone ou leitura obrigatória para a prova da escola. Mas como um homem-narrador da pena forte, que alfinetou o racismo e homenageou as mulheres” (Fonte: Agência Brasil). Foi um poeta português, autor do poema “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português. Trata-se de: 

Desde a posse do Presidente da República, em janeiro de 2019, já ocorreram diversas mudanças no comando do Ministério da Educação (MEC). Foram nomeados para o cargo de Ministro da Educação, no governo de Bolsonaro:
I. Abraham Weintraub. II. Milton Ribeiro. III. Ricardo Vélez Rodríguez.
Quais estão corretos?

Vinte e cinco de julho é celebrado o Dia da Mulher Negra no Brasil. A data foi inspirada no dia da morte de Tereza de Benguela. Quem foi ela? Imagem associada para resolução da questão

"Nesta segunda-feira (13/12/2021), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o novo modelo da urna eletrônica que será utilizado pela primeira vez nas Eleições Gerais de 2022. A apresentação ocorreu direto da fábrica, localizada em Manaus (AM), que já começou a produzir os módulos que vão compor as novas máquinas."
Fonte:https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Dezembro/confira-asprincipais-mudancas-do-novo-modelo-de-urna-eletronica-a-ser-utilizado-nas- eleicoes-2022

As urnas eletrônicas são usadas há mais de 25 anos nas eleições brasileiras e, mesmo tendo sido questionada, até hoje nenhum problema que comprometesse sua segurança. Em qual país esta urna eletrônica foi criada?

Leia trechos de alguns noticiários publicados em junho de 2020:
“Ética para tempos de pandemia – Preservar vidas ou retomar a economia? As reflexões do filósofo alemão, cuja morte completa 100 anos no domingo, continuam muito vivas” (Jornal Elpais.com).
“O sociólogo alemão, cuja morte completa um século, deixou reflexões que podem iluminar a tragédia brasileira atual, como a defesa da autonomia da ciência em relação à política e à religião e a importância de instituições fortes para neutralizar a tendência ao irracionalismo” (Jornal Folha de São Paulo).
Os textos acima referem-se ao importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados, como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas, e, em junho de 2020, completou-se 100 anos de sua morte. Trata-se de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis