O Código de Ética do Assistente Social foi aprovado em 13 de março de 1993, pela Resolução CFESS nº 273/1993, com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nos 290/1994, 293/1994, 333/1996 e 594/2011. Considerando os deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários, analise.
I. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código.
II. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
III. Não divulgar as ...
Como todo trabalhador assalariado, o assistente social vivencia desemprego, a exploração do trabalho, sua precarização e desregulamentação, a criação de atividades temporárias sem segurança, sem benefícios com a instituição de novos cargos e funções técnicas similares às praticadas pelo Serviço Social. Quem não se submete às regras da alta exploração do trabalho é substituído sem grandes esforços, tendo em vista a necessidade de sobrevivência dos trabalhadores. Nesses casos, o atual código de Ética Profissional previu que são ações disciplinares, dentre outras:
I - Compactuar com o exercício ilegal da Profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em substituição aos/às profissionais.
II - Exercer a Profissão quando impedido/a de ...
Acerca dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional, analise as afirmativas:
I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
II - Recusa intransigente dos direitos humanos e defesa do arbítrio e do autoritarismo.
III - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Assinale a alternativa CORRETA: