Questões de Ciências Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências Sociais

Analisando o trecho abaixo, assinale a opção verdadeira sobre o contexto nela inserido:

“O conflito era evidente e as camadas subalternas passaram a ser alvo do mesmo preconceito com que eram encarados os povos "selvagens" vindos de terras do além-mar pela colonização” (Cristina Costa 1997).

O sociólogo Pierre Bourdieu considera cultura como um sistema de esquemas de percepção, pensamento e ação, adquiridos de modo durável e engendrados por condições objetivas, mas que tendem a persistir mesmo depois de uma alteração dessas condições.

Nessa caracterização, o conceito de cultura é entendido como:

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem. Muito utilizado na sociologia contemporânea, o conceito de habitus fundamenta-se na ideia de interdependência entre agente e estrutura: o habitus é moldado pelas estruturas sociais, mas possui papel estruturante em relação a elas.

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para compreender um fenômeno que se constitui, segundo ele: “nas diversas redes, grupos de afinidade e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este” (MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998, p. 70). Em relação a esse fenômeno das tribos urbanas, NÃO é correto afirmar:

Mobilidade social é um campo de estudo da Sociologia utilizado para a compreensão das formas pelas quais os grupos de indivíduos se diferenciam entre si em função da dinâmica social, isto é, a partir de mudanças na condição social e econômica de uma dada população. Em relação ao conceito de mobilidade social, identifique com V ou F as proposições a seguir, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O conceito de mobilidade social pretende explicar as vias e as possibilidades de troca, ascen-são e rebaixamento que são colocadas aos indivíduos pelo meio social em que estabelecem suas relações.

( ) Na sociedade capitalista, a questão da mobilidade social é tida como inexistente, uma vez que, devido à estrutura de classes, a posição social dos indivíduos jamais se altera ao longo de suas existências.

( ) A mobilidade social foi amplamente observada nas sociedades feudais, onde clérigos, nobres, servos e vassalos dispunham de variadas posições sociais ao longo de suas vidas, concor-rendo entre si e disputando posições nas camadas de maior status e poder.

( ) Na era moderna, a disseminação dos valores liberais transformou a mobilidade social em uma meta política para as nações guiadas por princípios democráticos.

( ) Não se pode restringir a concepção de mobilidade social somente às variações das condições materiais dos indivíduos, pois, em algumas sociedades, a posição social de seus membros pode estar atrelada à família ou a algum papel político ou religioso desempenhado.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis