Questões de Ciência Política do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciência Política do ano 2015

#Questão 156086 - Ciência Política, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, DEPEN, Agente Penitenciário Federal

A partir das ideias apresentadas no texto, julgue os próximos itens, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.

Desde a redemocratização, a atuação do Brasil no cenário internacional tem-se pautado pela ênfase no multilateralismo, não envolvimento em conflitos territoriais com países vizinhos, defesa da paz e dos direitos humanos, bem como eventuais participações em missões de paz das Nações Unidas.

#Questão 654785 - Ciência Política, Ciência Política, UFMT, 2015, DETRAN/MT, Analista do Serviço de Trânsito

Aristóteles estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à quantidade: monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos; politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico: as três formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a afirmativa correta.

#Questão 654786 - Ciência Política, Geral, FGV, 2015, PGE/RO, Analista de Procuradoria

Analise a linha de código Python 2.7 mostrada a seguir.

O comando compatível com as características e a instância da variável X é:

As ciências políticas construíram, historicamente, alguns paradigmas. A esse respeito, analise os três tipos descritos a seguir.

I. Institucionalismo, que preocupava-se apenas em analisar as instituições políticas.

II. Comportamentalismo, que traçava suas análises em função do comportamento dos atores políticos.

III. Neoinstitucionalismo, cuja centralidade estudava as influências bilaterais entre instituições e atores políticos.

Assinale:

No Brasil, há alguns anos, políticas públicas estabeleceram cotas, não apenas, mas também, raciais para o ingresso em universidades públicas. Muitos argumentos a favor e contra são apresentados em debates a respeito da legalidade e da justiça de tal política de cotas. Independentemente de a política de cotas para o ingresso em universidades públicas brasileiras ser louvável ou não, o que está por trás dessa discussão é o reconhecimento, ou não, da necessidade de se implementarem ações afirmativas com vista a proteger grupos considerados vulneráveis. É correto afirmar a respeito das ações afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis