Questões sobre Sistemas Operacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistemas Operacionais

Sistemas operacionais são softwares indispensáveis para o adequado gerenciamento de recursos de hardware, permitindo a alocação e a utilização de tais recursos por programas aplicativos de forma controlada. Ao longo do tempo, os sistemas operacionais têm evoluído de sistemas monousuário e monoprocessados a sistemas multiusuário, multitarefa e multiprocessados. Acerca desses sistemas, julgue os itens a seguir.

Um programa solicita serviços a um sistema operacional por intermédio de chamadas àquele sistema, que são implementadas pelo núcleo (kernel). Um exemplo de chamada é por meio do comando kill pid, que provoca o encerramento do processo identificado por pid, liberando o espaço de memória utilizada pelo mesmo.

A respeito de sistemas operacionais empregados em sistemas computacionais monoprocessados, julgue os itens a seguir.

Em sistemas computacionais monoprocessados, um processo pode estar em um dos dois estados possíveis: em execução ou bloqueado.

Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas operacionais.

O controle de acesso a uma região crítica pode se realizar por meio de um semáforo, que é um tipo abstrato de dado ao qual são associadas as operações P(s) e V(s), respectivamente, para incremento e decremento da variável s.

computadores, oferecendo uma API conveniente para desenvolvimento e execução de aplicações e uma interface de usuário de alto nível. Acerca de sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.

Sistemas operacionais fazem o controle de acesso à memória primária, protegendo as áreas de memória de uma aplicação do acesso por outra aplicação. Esse mecanismo de controle utiliza técnicas de paginação e segmentação de memória.

Um shell funciona como interpretador de comandos Unix, fazendo a interface entre o usuário e o kernel do sistema operacional. Quanto à programação shell, julgue os itens seguintes.

Existem dois tipos de variáveis de ambiente: as locais (disponíveis somente para o shell corrente, não sendo acessadas pelos subprocessos) e as globais (disponíveis tanto para o shell corrente como para os subprocessos que venham fazer uso delas).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis