Questões sobre Banco de Dados

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Banco de Dados

#Questão 116356 - Ciência da Computação, Banco de Dados, IADES, 2010, CFA, Administrador de Banco de Dados

A normalização é um processo de refinamento do esquema do Banco de Dados, visando eliminar possíveis redundâncias, sanar dependências parciais entre atributos e reduzir os problemas com alterações, inclusões e exclusões. As etapas do processo são conhecidas como formas normais. Com relação aos conceitos de normalização, julgue os itens a seguir.

I - Podem ser utilizados dois tipos de abordagens/metodologias no processo de normalização (top-down e bottom-up).

II - Só existem 4 (quatro) formas normais.

III - A primeira forma normal (1FN) elimina os grupos repetitivos.

IV - A segunda forma normal (2FN) elimina as dependências transitórias.

A quantidade de itens certos é igual a

A respeito dos sistemas de suporte à decisão, técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais, julgue os próximos itens.

As medições métricas do negócio, armazenadas nas tabelas de fatos, podem ser aditivas, não aditivas ou semiaditivas.

Sobre as estruturas e o funcionamento de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), é INCORRETO afirmar que

As tabelas JOGADOR, TORNEIO e JOGO, representadas a seguir, fazem parte de uma base de dados utilizada para armazenar os resultados dos torneios de tênis realizados em um clube.

 

As colunas participantes das chaves primárias estão sublinhadas. Na coluna ID_TORNEIO, foi definida uma chave estrangeira referenciando a coluna ID da tabela TORNEIO. As colunas ID_JOGADOR1 e ID_JOGADOR2 armazenam os ID dos participantes no jogo, enquanto a coluna ID_JOGADOR_VENCEDOR armazena o ID do vencedor do jogo.

Sabendo-se que é vencedor de um torneio o jogador com maior número de vitórias em tal torneio, qual comando SQL apresenta como resultado os ID e nomes dos jogadores que venceram torneios realizados no primeiro semestre de 2009?

Durante o processo de projeto de um banco de dados relacional, foram detectadas as seguintes dependências funcionais (atributos multivalorados estão marcados com *):

Sabendo-se que atributos identificadores estão sublinhados, e atributos marcados com * são multivalorados, qual a sequência em que as tabelas estão na Terceira Forma Normal e atendem às dependências funcionais especificadas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis