Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FUNDATEC

A atividade física está relacionada a variações do comportamento fisiológico, psicológico e do sistema neuroendócrino. A prática desportiva regular (não competitiva) produz efeitos benéficos para a saúde; porém, os esportes de competição geram um tipo de ansiedade, que é acompanhada por diversas modificações neuroendócrinas e cardiovasculares que colaboram para deficiências do sistema imunológico. A qualidade e a intensidade dessas alterações parecem depender da intensidade e duração do exercício, podendo alterar a atividade, a resposta metabólica e a liberação de neurotransmissores e hormônios. O “estresse” produzido pelo exercício físico intenso e sustentado é composto por uma elevação da descarga de hormônios que exercem influência sobre uma série de processos fisiológicos, representando um fator a mais na modulação da imunidade. Quais são esses hormônios? 

Reação transfusional é toda intercorrência que acontece durante ou após uma transfusão sanguínea e que esteja a ela relacionada. As reações transfusionais são classificadas em:

Distúrbios de coagulação acontecem quando o organismo é incapaz de formar quantidades suficientes das proteínas que são necessárias para auxiliar o sangue no processo de coagulação, interrompendo a hemorragia. Essas proteínas são denominadas:

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada em biologia molecular para amplificação de segmentos de ácidos nucleicos. A respeito dessa metodologia, analise as assertivas a seguir:

I. A PCR é a técnica de biologia molecular mais utilizada na detecção viral, principalmente em momentos em que a quantidade de DNA disponível é pequena. O papilomavírus humano (HPV) constitui um dos mais graves problemas de saúde pública e está ligado ao câncer do colo do útero, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, que desde 2009 já apresentava 40 mil novos casos por ano.
II. A PCR convencional possui como vantagem o elevado potencial para a identificação de níveis bem reduzidos de carga viral em células e tecidos e identificação de um alto número de tipos de HPV. Como desvantagem, pode acontecer falha na amplificação por inatividade dos primers ou resultante de um erro de extração de DNA.
III. Com o avanço da técnica em 2003, surge a técnica PCR em tempo real ou QPCR, em que se utiliza primers (iniciadores de amplificação), as sondas marcadas, permitindo a quantidade do alvo em estudo.
IV. A DNA-polimerase é o ponto-chave que une a técnica de PCR ao processo de duplicação que ocorre em nossas células. O DNA é composto por uma dupla fita que contém as informações genéticas de todo o corpo. Basicamente, no processo de replicação, essa dupla fita é separada dentro da célula, produzindo uma fita simples. Então, a enzima RNA-polimerase “constrói” fitas complementares a cada uma das fitas simples, dando origem a novas duas fitas duplas exatamente iguais.

Quais estão corretas?

A apresentação de antígenos é um processo que acontece no interior das células do sistema imunológico e que tem como função apresentar antígenos para as células T. A apresentação de antígenos acontece por meio de algumas fases, que são:

I. Fragmentação de proteínas (proteólise).
II. Associação dos fragmentos com moléculas do MHC.
III. Expressão das moléculas “peptídeo-MHC” na superfície da célula.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis