Questões sobre Bioquímica em Biomedicina

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bioquímica em Biomedicina

Recentemente, a Associação Americana de Diabetes (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) indicaram que, além da glicemia de jejum e de 2 horas após o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), o diagnóstico do diabetes melito (DM) pode ser realizado pelo teste de hemoglobina glicada (HbA1c). Em relação a HbA1c, assinale a alternativa INCORRETA.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no Brasil. Associadas com a formação da placa aterosclerótica, as dislipidemias são importantes fatores de risco para a DCV. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.

I - Níveis elevados de colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) são um importante fator de risco para a doença cardiovascular.
II - O valor de LDL-c pode ser estimado pela fórmula de Friedewald, desde que o valor dos triglicerídeos seja inferior a 500 mg/dL.
III- Segundo as recomendações do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, um jejum de 8 a 12 horas é obrigatório para a avaliação laboratorial do perfil lipídico.
IV - A determinação da apolipoproteína B (ApoB) constitui uma medida indireta de todas as partículas aterogênicas presentes na corrente sanguínea.

Quais estão corretas? 

Um paciente vai ao médico a fim de realizar exames de rotina e obtém os seguintes resultados: Glicemia: 210 mg/dL, HbA1c: 8,5 %, Colesterol total: 258 mg/dL, Colesterol HDL: 32 mg/dL, Triglicerídeos: 315 mg/dL, Creatinina: 1,4mg/dL e excreção urinária de albumina na urina (EUA) em amostra isolada de urina: 20 mg/L. Tendo em vista esse quadro, considere as afirmações a seguir.
I - A glicemia e HbA1c são exames utilizados para o diagnóstico e monitoramento do diabetes e, neste caso, o valor da glicemia indica que o paciente é diabético e a HbA1c indica que o paciente apresenta um bom controle do nível glicêmico.
II - O rastreamento para a doença renal do diabetes deve ser realizado em pacientes com diabetes tipo 2 logo após o diagnóstico. Para o rastreamento, deve-se usar a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) e a excreção urinária de albumina na urina (EUA).
III - Os níveis de colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos estão alterados. O colesterol LDL pode ser estimado através da fórmula de Martin, e o perfil lipídico pode ser realizado com ou sem jejum de 12 horas de acordo com a prescrição médica.
IV - A estimativa do colesterol LDL pela fórmula de Martin possibilita o cálculo para indivíduos com triglicerídeos acima de 400 mg/dL e utiliza diferentes divisores para o valor de triglicerídeos, que é ajustável, ao invés de um valor fixo, o que possibilita valores mais precisos.
Quais estão corretas?

Um paciente do sexo masculino, 58 anos, chega na emergência com dor no peito, falta de ar, náusea e sudorese. O médico suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) e solicita alguns exames. Tendo em vista esse quadro, considere as afirmações a seguir.
I - As enzimas cardíacas troponina I, T e C são consideradas marcadores padrão-ouro para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, pois são enzimas específicas do músculo cardíaco.
II - A enzima creatinocinase (CK) é um marcador sensível de IAM, apresentando resultados falso-positivos em pacientes com doença muscular, intoxicação por álcool, trauma musculoesquelético, exercício vigoroso, convulsões, injeções intramusculares e embolia pulmonar.
III - A enzima CK-MB é um marcador mais específico do que a CK total, pois é encontrada em menor quantidade em outros tecidos que não o músculo cardíaco. Entretanto, é menos sensível e específica do que a troponina para o diagnóstico de IAM.
Quais estão corretas?

A fototransdução é um fenômeno de transmissão do sinal fotoquímico envolvendo proteínas de membrana, sistemas de 2º mensageiros e por fim uma forma diferente de transmissão do potencial eléctrico celular. Na camada de fotorreceptores, na retina, identificamos quatro tipos diferentes de células caracterizadas pela sua forma, distribuição espacial, características bioquímicas e capacidade de absorção de luz de diferentes comprimentos de onda. Estes tipos celulares agrupam-se em dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes. Disponível em: SOUSA, A. Rocha. Fototransdução. Modelo de transmissão do sinal através de membranas celulares. Acta Oftalmologica, v. 11, p. 19-30, 2001. Diante do exposto e tendo em vista os comprimentos de onda, são visíveis a olho nu as cores do espectro:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis