Questões sobre Biologia Molecular em Biomedicina

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Biologia Molecular em Biomedicina

#Questão 1081362 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciências Biológicas - Subárea: Biologia Avançada e Química

Julgue o item subsequente, relacionados às metodologias de sequenciamento e análises de ácidos nucleicos. 


A identificação de RNA não codificador, excetuando-se rRNA e tRNA, dificulta a análise e anotação de genomas, devido à baixa homologia na sequência linear, a exemplo dos RNAs reguladores, que preservam a estrutura tridimensional sem homologia na sequência primária. 

#Questão 1081363 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciências Biológicas - Subárea: Biologia Avançada e Química

Julgue o item subsequente, relacionados às metodologias de sequenciamento e análises de ácidos nucleicos. 


Com a evolução dos métodos de sequenciamento de ácidos nucleicos, as leituras de fragmentos curtos, de 700 pb a 900pb, caraterísticas da metodologia de Sanger, tornaram-se obsoletas, tendo sido substituídas pelas leituras de fragmentos longos, de 10 kb a 50 kb, próprias da metodologia de nanoporos. 

#Questão 1084894 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Tecnologista Pleno 2 - Área de Atuação: Biodiversidade

Em relação à técnica de CRISPR-Cas9, julgue o item a seguir. 


Para realizar o corte na região desejada, a proteína Cas9 depende da presença de uma sequência chamada PAM (protospacer adjacent motif) próxima ao DNA-alvo. 

#Questão 1084912 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Tecnologista Pleno 2 - Área de Atuação: Biodiversidade

Julgue o item a seguir, referente a conceitos e técnicas estatísticas aplicadas à análise multivariada.


A análise multivariada envolve o estudo simultâneo de múltiplas variáveis independentes para a identificação de padrões e relações nos dados.  

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada em biologia molecular para amplificação de segmentos de ácidos nucleicos. A respeito dessa metodologia, analise as assertivas a seguir:

I. A PCR é a técnica de biologia molecular mais utilizada na detecção viral, principalmente em momentos em que a quantidade de DNA disponível é pequena. O papilomavírus humano (HPV) constitui um dos mais graves problemas de saúde pública e está ligado ao câncer do colo do útero, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, que desde 2009 já apresentava 40 mil novos casos por ano.
II. A PCR convencional possui como vantagem o elevado potencial para a identificação de níveis bem reduzidos de carga viral em células e tecidos e identificação de um alto número de tipos de HPV. Como desvantagem, pode acontecer falha na amplificação por inatividade dos primers ou resultante de um erro de extração de DNA.
III. Com o avanço da técnica em 2003, surge a técnica PCR em tempo real ou QPCR, em que se utiliza primers (iniciadores de amplificação), as sondas marcadas, permitindo a quantidade do alvo em estudo.
IV. A DNA-polimerase é o ponto-chave que une a técnica de PCR ao processo de duplicação que ocorre em nossas células. O DNA é composto por uma dupla fita que contém as informações genéticas de todo o corpo. Basicamente, no processo de replicação, essa dupla fita é separada dentro da célula, produzindo uma fita simples. Então, a enzima RNA-polimerase “constrói” fitas complementares a cada uma das fitas simples, dando origem a novas duas fitas duplas exatamente iguais.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis