Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas do ano 2025

#Questão 1078809 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Biológicas – Subárea: Biologia Sintética e Ciências Ômicas

Julgue o próximo item, a respeito do desenvolvimento de sistemas biológicos artificiais e biossensores. 


Os biossensores sintéticos têm sido amplamente utilizados no diagnóstico precoce de doenças infecciosas devido à sua alta sensibilidade e à sua capacidade de resposta rápida. 

#Questão 1080243 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Laboratório

        Um laboratório de biologia molecular está realizando um projeto para identificar a expressão de genes específicos em tecidos vegetais sob diferentes condições de estresse. As amostras de tecido foliar precisam ser coletadas em campo, transportadas por período prolongado ao laboratório e processadas para a extração de RNA de alta qualidade, preservando-se sua integridade. Além disso, é necessário preparar um tampão de lise e assegurar que todos os materiais utilizados estejam devidamente esterilizados para evitar contaminação. A qualidade do RNA extraído será fundamental para os resultados subsequentes das análises de expressão gênica.

A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o item a seguir. 


Uma forma de se prevenir a degradação de RNA é o seu aquecimento a 95 °C por 15 minutos na presença de MgOH2 e CaCl2

#Questão 1080287 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Bioquímica E Biologia Molecular

        Em um laboratório de bioquímica e biologia molecular de plantas, é necessário fracionar proteínas de um extrato obtido a partir de folhas. O protocolo inclui uma etapa de precipitação fracionada de proteínas com sulfato de amônio, seguido por centrifugação a 15.000 g por 30 minutos com o uso de uma centrífuga refrigerada. Após a centrifugação, o pellet (fração insolúvel) deve ser ressolubilizado em um tampão específico para análise posterior. Além disso, um conjunto separado de amostras contendo compostos termoestáveis será seco em uma estufa a 60 °C. Durante todo o processo, os equipamentos utilizados devem ser manuseados, limpos e mantidos adequadamente para garantir a qualidade das análises e evitar falhas.


A partir da situação hipotética anterior, julgue o item a seguir. 


Para se garantir a durabilidade da estufa utilizada na secagem de compostos, é fundamental que se limpe regularmente o seu interior com produtos abrasivos que removam resíduos incrustados e que se verifique semanalmente a vedação da porta. 

#Questão 1080288 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Bioquímica E Biologia Molecular

        Em um laboratório de bioquímica e biologia molecular de plantas, é necessário fracionar proteínas de um extrato obtido a partir de folhas. O protocolo inclui uma etapa de precipitação fracionada de proteínas com sulfato de amônio, seguido por centrifugação a 15.000 g por 30 minutos com o uso de uma centrífuga refrigerada. Após a centrifugação, o pellet (fração insolúvel) deve ser ressolubilizado em um tampão específico para análise posterior. Além disso, um conjunto separado de amostras contendo compostos termoestáveis será seco em uma estufa a 60 °C. Durante todo o processo, os equipamentos utilizados devem ser manuseados, limpos e mantidos adequadamente para garantir a qualidade das análises e evitar falhas.


A partir da situação hipotética anterior, julgue o item a seguir. 


A fim de se assegurar o funcionamento adequado da centrífuga, é necessário colocar os tubos que contêm maior volume em posição diametralmente oposta aos que contêm menor volume. 

#Questão 1080292 - Biomedicina - Análises Clínicas, Biologia Molecular em Biomedicina, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Bioquímica E Biologia Molecular

        Em um laboratório, é necessário realizar uma extração de proteínas foliares de 10 amostras de plantas, com volumes de reagentes que variam entre microlitros e mililitros. Para isso, utiliza-se micropipetas com capacidade de 10-100 µL, 100-1000 µL e 1-10 mL. Também são necessárias centrífugas refrigeradas para separar os componentes celulares e espectrofotômetros para análise quantitativa das proteínas extraídas. Além disso, o protocolo exige que as concentrações das soluções sejam preparadas em µg/mL e que os resultados sejam apresentados em mg/L, para fins de uniformidade.


Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.


Apesar de o litro não ser uma unidade oficial no sistema internacional de unidades (SI), os profissionais do laboratório em questão representam corretamente a unidade microlitros ao empregarem o símbolo µL.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis