Questões de Biologia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da IF SU

No desenvolvimento embrionário, na fase de gástrula, quando as células do embrião iniciam o processo de formação das camadas germinativas, surge uma estrutura chamada blastóporo, que comunica o intestino primitivo e o meio externo. Essa estrutura é utilizada para diferenciar os animais em dois grandes grupos.
Analise as seguintes afirmações sobre a utilização dessa característica para classificação dos invertebrados.

I. Nos protostômios, o blastóporo vai dar origem ao ânus, enquanto nos deuterostômios originará a boca.
II. Nos protostômios, o blastóporo vai dar origem à boca, enquanto nos deuterostômios originará o ânus.
III. No filo Porífera, o desenvolvimento do blastóporo segue o padrão protostômio, com a formação da boca a partir do blastóporo.
IV. Os moluscos são um exemplo de invertebrados em que o blastóporo dá origem à boca.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os anexos embrionários representam um marco fundamental na evolução dos vertebrados, especialmente na conquista do ambiente terrestre, passando por diversas modificações ao longo do tempo. Essas estruturas desempenham papéis fundamentais para proteção, nutrição e desenvolvimento do embrião, permitindo que diversos grupos animais se adaptassem a diferentes nichos ecológicos.
A descrição correta do papel dos anexos embrionários na evolução dos vertebrados terrestres é aquela em que 

O processo de replicação do DNA é essencial para transmissão da informação genética de uma célula para outra. Esse processo é complexo e envolve a ação de diferentes enzimas. Um dos aspectos da estrutura do DNA que torna o processo mais complexo é o sentido antiparalelo das duas fitas que formam uma molécula de DNA (uma fita no sentido 5' → 3' e uma no sentido 3' → 5'). Durante a replicação, as duas fitas do DNA são copiadas para formar as fitas complementares: uma de forma contínua e a outra de forma descontínua, utilizando várias enzimas essenciais.

A descrição correta dos mecanismos envolvidos na replicação das fitas contínuas e descontínuas do DNA e as funções das enzimas envolvidas é aquela em que

No período devoniano, ocorreu uma grande diversificação dos peixes, surgindo novas espécies adaptadas a diferentes ambientes. Atualmente são conhecidas cerca de 34000 espécies de peixes encontradas principalmente em ambientes de água doce e salgada. Esses dois ambientes diferem em vários aspectos, destacando-se a concentração de sais dissolvidos neles, o que determina diferentes adaptações fisiológicas para sobreviver em cada ambiente.
Sobre as adaptações fisiológicas que podem ser encontradas em peixes ósseos de água salgada e de água doce, é correto afirmar que 

Em relação aos impactos ambientais nos biomas brasileiros, afirma-se que alguns deles trazem prejuízos incalculáveis, como a perda da biodiversidade, a destruição do solo e a proliferação de doenças e pragas. Um dos biomas brasileiros, a Mata Atlântica, tem sido fortemente afetado por ações como turismo, urbanização e produção de cana-de-açúcar.
Os ecossistemas que vêm sendo destruídos e que são relacionados a esse bioma são os/as

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis