Questões de Biologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia da FUNDATEC

Analise as assertivas a seguir:


I. Entre as espécies da fauna ameaçada de extinção existentes no município de Viamão, encontramse o bugio-ruivo (Alouatta guariba) e o gato-maracajá (Leopardus wiedii).

II. Em relação à fauna de interesse em Saúde Pública com ocorrência em Viamão, os flebotomíneos são potenciais transmissores de Leishmaniose.

III. Entre os peixes estuarinos com ocorrência na região de Viamão, encontra-se a Manjuba (Lycengraulis grossidens).


Quais estão corretas?

Ainda considerando o sistema MN, se um casal formado por uma pessoa de fenótipo MN e outra de fenótipo M decidirem ter uma criança, a proporção genotípica esperada será:

“O Rio Grande do Sul tem 434 cidades infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. O número representa 87,3% do total de municípios do estado. De acordo com a SES, atualmente, são 1.715 casos confirmados da doença, sendo que 1.527 são autóctones, ou seja, contraídos no estado” (Fonte: G1 Rio Grande do Sul. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/03/23/rs-tem-cerca-de-90percent-dos-municipios-infestados-pelo-mosquito-aedes-aegypti-diz-ses.ghtml). Sobre a dengue, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O risco de desenvolver sintomas graves na infecção primária é maior do que na secundária.


( ) O vírus infecta o mosquito quando este se alimenta de sangue de doente, permanecendo em suas glândulas salivares, onde se prolifera.


( ) Novos casos da doença ocorrem com maior frequência em épocas quentes e de alta umidade.


( ) Apenas a fêmea do mosquito Aedes aegypti é capaz de transmitir o vírus.


( ) A vacina fornece imunidade duradoura, mas não simultânea para os quatro sorotipos virais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

No sistema sanguíneo MN, os alelos LM e LN determinam a produção de antígenos M e N, respectivamente, na superfície das hemácias, resultando em três genótipos e três fenótipos possíveis. A herança do sistema em questão é um caso de:

“Desde a década de 50, é obrigatória a iodação de todo o sal destinado ao consumo humano. Nessa época, aproximadamente 20% da população apresentava Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Assim, com o propósito de diminuir essas altas prevalências, adotou-se a iodação universal do sal. Após cerca de seis décadas de intervenção, observa-se redução na prevalência de DDI no Brasil (20,7% em 1955; 14,1% em 1974; 1,3% em 1994; e 1,4% em 2000)” (Fonte: Secretaria de Ação Primária à Saúde. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pcan/iodo). A adição de iodo ao sal de cozinha é uma medida adotada de forma legal no Brasil para prevenir o Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI). Em relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a função do iodo no organismo humano.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis